O poder legislativo municipal é um prato cheio para boas reportagens. Talvez pela individualidade de cada vereador, figuras representativas da sociedade. Talvez pela sua estrutura, suas curiosidades, características gerais, que demonstram uma das faces do prisma de toda uma cultura e política nativas. Retratar a Câmara é um trabalho extenso, no qual a confusão de dados, informações e entrevistas, falhas ou acasos são também inevitáveis. Odir Nunes que o diga. O vereador pefelista cedeu a entrevista à Revi duas vezes. Na primeira, o gravador quebrou. Na segunda, agora com um novo gravador digital, metade da entrevista foi perdida por não haver espaço na memória da maravilha tecnológica. O resultado foi meia entrevista baseada nas falas documentadas, e meia entrevista seguindo as anotações e a memória do repórter.
Outro caso ocorreu com Jaime Evaristo, que cedeu entrevista à equipe, mas a gravação se perdeu. Tentamos remarcá-la diversas vezes, mais o vereador estará em viajem durante os próximos dias. Infelizmente, mesmo sendo um veículo experimental, também temos um deadline.
Zulmar Valverde foi o único vereador da Câmara que não recebeu a equipe da Revi. Foram, no mínimo, quatro idas a seu gabinete. Vários telefonemas e recados. Segundo sua assessoria, as atribuições como delegado da 10ª Delegacia de Polícia Civíl tem deixado Valverde sem tempo.
Um dos objetivos deste especial era traçar um perfil sobre os legisladores e sobre a Câmara. Portanto, Valverde e Evaristo serão protaginistas de textos não-presenciais, a serem publicados nos próximos dias.
Enfim, a penúltima parte do Especial CVJ apresenta as entrevistas dos vereadores João Luiz Sdrigotti (PMDB), Maurício Peixer (PSDB), Odir Nunes (PFL) e Osmari Fritz (PMDB).
Estrutura técnica da Câmara
Assessoria de imprensa presta serviço aos vereadores
CVJ é uma das poucas que conta com serviço de ouvidoria
Entrevistas
Adilson Mariano (PT), Carmelina Barjona (PP), Fábio Alexandre Dalonso, (PSDB), Lauro Kalfels (sem partido), Luiz Bini (PSDB) e Tânia Eberhardt (PMDB), José Cardozo (PPS), Marco Aurélio Marcucci (PSDB).
Aspectos gerais
Nepotismo: o fantasma da legislatura joinvilense
Investimento em campanhas = fórmula para mais votos?