O futebol mobiliza milhões de pessoas por todo o mundo e é considerado paixão nacional. Foi exatamente essa paixão que motivou o estudante do último semestre de jornalismo do Ielusc, Alexandre Perger, a escrever seu livro intitulado “Glória e Fracasso: A história de uma paixão”, que faz um resgate da história do Joinville Esporte Clube (JEC).
A ideia de construir um livro-reportagem, surgiu na disciplina de Projeto Experimental proposta pela instituição. Durante o processo de produção da obra, o estudante recorreu a diversas fontes, desde conhecedores do clube, até amigos e parentes e a partir de então sua ideia foi sendo aprofundada. Na semana passada, o projeto de Perger foi aprovado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e receberá o apoio de R$ 7,7 mil para a publicação.
O clube é a paixão do estudante desde quando era criança. “Meu pai levava eu e meu irmão aos jogos. Ele sempre torceu para o JEC e eu acabei incorporando isso. Quando vi já estava envolvido. Sempre que posso acompanho os jogos e hoje sou sócio”, revela.
Como bom torcedor, o estudante guarda na lembrança um entre os muitos momentos marcantes do clube na sua vida. “Um dos momentos que mais me marcou foi em 2001, o JEC jogava com o Marcílio Dias. Quase toda minha família foi ao estádio e o JEC foi campeão, depois de treze anos de jejum”, conta.
O livro ainda não tem data prevista para a publicação, mas os tricolores que se interessarem terão que ficar atentos. Serão somente mil exemplares, sendo 200 destinados a doação.