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Matéria 8742, publicada em 07/08/2009.


:Marcus Vinícius Carvalheiro

Banca destacou originalidade no tema pesquisado por Diogo

Monografia analisa marketing de rede na Herbalife

Carolinne Sagaz



Os vários convites para participar de empresas que utilizam o marketing de rede foi o que impulsionou o acadêmico de Publicidade e Propaganda Diogo Henrique Duarte a elaborar a monografia Marketing de rede como forma de expansão no mercado. O processo de venda direta utilizado pela Herbalife foi o objeto da pesquisa orientada pelo professor André Scalco. Diogo defendeu sua pesquisa na quinta-feira (6 de agosto) e foi avaliado pelas professoras Lígia Zuculoto e Juliana Bonfante com nota 7,2.

Segundo a análise de Diogo, o marketing de rede faz com que a empresa corte os custos com campanha publicitária, já que o produto chega diretamente ao consumidor apenas com o intermédio de um revendedor. O que gera esse tipo de comercialização é o contato direto entre consumidor e distribuidor, que utiliza a própria rede de relacionamentos para divulgar o produto. Alguns exemplos de grandes marcas que usam a venda direta são Avon, Natura e Contém 1g, além da Herbalife.

Para Diogo, o preconceito com o marketing de rede ainda é persistente e surge da confusão entre os conceitos de venda direta e o modelo comercial em pirâmide, método ilegal de arrecadar dinheiro vendendo produtos inexistentes.

A originalidade do tema pesquisado pelo acadêmico foi ressaltada pela banca, porém alguns problemas estruturais foram apontados, principalmente o que se relaciona à construção de capítulos. Além disso, Juliana chamou atenção para a superficialidade da defesa: “A apresentação não agregou muito mais ao que eu li”. Para Lígia, a principal deficiência da monografia foi a falta de cientificidade na pesquisa.

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