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Matéria 8740, publicada em 07/08/2009.


:Carolinne Sagaz

Cleber mostra que o marketing pode ajudar os grupos artísticos da cidade

Acadêmico fala sobre a relação entre teatro e publicidade

Marcus Vinícius Carvalheiro



Utilizando o teatro como objeto de pesquisa, Cleber Machado analisou o contexto histórico dessa arte e sua relação com a publicidade em Joinville. O aluno do curso de Publicidade e Propaganda estudou a aplicação do marketing na divulgação e na arrecadação de recursos para a cena teatral. Orientada por Gleber Pieniz, a monografia A publicidade e suas relações com a produção teatral em Joinville foi defendida e aprovada na noite de quinta-feira (6 de agosto) com nota 8,0.

Na estrutura teórica de seu trabalho, Cleber Machado usou conceitos de marketing cultural aplicados ao teatro. O estudante falou sobre a técnica dos 4 P’s (Produto, Preço, Ponto de venda e Promoção) como alternativa para a valorização das peças joinvilenses. Cleber resgatou os aspectos históricos da cultura européia que deram origem às festas, às danças e ao teatro na cidade. Comentou sobre a Segunda Guerra Mundial e a perseguição dos imigrantes alemães no norte catarinense e sobre o período da ditadura e a censura cultural imposta pelo exército na época.

Cleber falou do teatro como empresa com potencial de gerar lucros através da publicidade impressa e eletrônica e abordou também os investimentos municipais do edital de apoio às artes e a Lei Rouanet. O acadêmico entrevistou dez profissionais atuantes no cenário teatral local, entre eles Borges de Garuva, Silvestre Ferreira e Samuel Kühn. Segundo os entrevistados, o marketing pode ajudar a desenvolver a infra-estrutura teatral na cidade. O conhecimento sobre o processo empresarial desse mercado pode ser aplicado ao teatro, resultando em melhorias na oferta e nos financiamentos de espetáculos, explicou o acadêmico.

A avaliadora Taís Dassoler elogiou a temática do trabalho. Para a professora, a monografia exibe as dificuldades enfrentadas por quem desenvolve o teatro em qualquer cidade. Ela destacou as pesquisas do aluno sobre o teatro grego e renascentista, mas comentou que o trabalho poderia ser mais aprofundado sobre o teatro moderno e suas transformações tecnológicas. Ela também reconheceu que o aluno soube trabalhar com as diferenças entre a cultura teatral e os interesses de mercado e concluiu que realmente a publicidade precisa ser desenvolvida nessa área. Segundo ela, o contexto de pesquisa nessa área já é “desanimador pelo próprio fator empírico que o trabalho apresenta”.

André Scalco completou as arguições destacando a importância do trabalho em posicionar o leitor sobre a realidade do teatro na cidade. Para o professor, Joinville tem muitas companhias de qualidade, mas faltam espaços e investimentos – problemas que seriam resolvidos se as ferramentas do marketing fossem bem desenvolvidas nesse nicho. Scalco chamou atenção para um aspecto que precisa ser aprofundado na pesquisa, ou seja, os consumidores desse produto, o público do teatro. Para ele, é profundamente importante estudar as características dessas pessoas. O professor indicou ao aluno articular melhor os conceitos estabelecidos pelos autores estudados com as respostas dos entrevistados e concluiu sua avaliação destacando a necessidade de se desenvolver uma agência de marketing voltada para a cultura do município.

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