A defesa em banca de uma pesquisa sobre a banda Kiss, do curso de Publicidade e Propaganda, abre hoje a temporada de monografias de 2010 na Comunicação Social. Às 19 horas, na sala C 21, o acadêmico Vinícius Conzatti, orientado pelo professor Álvaro Roberto Dias, defende o trabalho “Você queria o melhor, você tem o melhor: análise da construção simbólica e performática do Kiss na constituição de um processo ritualístico”. Esse é um dos tantos temas que formarão o panorama diversificado da primeira semana de defesas deste ano.
A coordenadora de monografias Maria Elisa Máximo chama atenção para o fato de que o número de bancas dos cursos de Comunicação Social estão bem desiguais: são treze de Jornalismo contra apenas cinco trabalhos de Publicidade e Propaganda. “Os assuntos vão desde a análise da imagem de empresas até o estudo sobre a arte de rua, o que faz com que a temática fique bem variada”, adianta Maria Elisa, falando principalmente sobre as pesquisas desenvolvidas pelos futuros publicitários.
Ainda que apresente trabalhos de cunho mais técnico e específico da imprensa - como o de Valmor Gonçalves de Lima sobre a pluralidade das fontes e o de Silvério Moraes sobre assessoria no jornalismo esportivo – os temas variados também predominam nas pesquisas de Jornalismo, que exploram desde conceitos como o urbano e a semântica, passando por rádio digital e chegando ao Festival de Parintins, por exemplo. A programação mais intensa da semana de monografias encerra na sexta-feira (26 de fevereiro), com uma defesa de pesquisa em Jornalismo sobre igualdade racial e identidade nacional brasileira. Seis dias depois, duas bancas em horários especiais fecham o primeiro ciclo de monografias defendidas em 2010: uma delas aborda o kitsch e a literatura, outra estuda as possibilidades da arte. Clique aqui e confira o calendário completo das bancas.