Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 12h04min   <<


chamadas

Matéria 8383, publicada em 19/05/2009.


:Carolinne Sagaz

Cerca de 300 estudantes fizeram a passeata na segunda-feira

Protesto contra o aumento chega ao segundo dia

Marcus Vinícius Carvalheiro



Dona Francisca, Princesa Izabel, João Colin, Mário Lobo, 15 de Novembro e 9 de Março. Esse foi o trajeto percorrido por cerca de 300 estudantes, que foram às ruas novamente protestar contra o aumento do transporte coletivo concedido pelo prefeito Carlito Merss (PT). O grupo se reuniu na Praça da Bandeira (em frente ao terminal central) e depois seguiu em passeata pelas ruas. As manifestações vão continuar durante toda a semana, garantem os organizadores - movimentos sociais e estudantis da cidade.

Enquanto aguardavam na praça, integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Coletivo utilizaram o megafone para divulgar os resultados da primeira manifestação que ocorreu durante a manhã e foi feito um resumo sobre a reunião que ocorreu na prefeitura, às 10h30. Os estudantes frisaram que a conversa com Eduardo Dalbosco (secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura) não solucionou o problema do aumento. A única promessa de Dalbosco foi “informar o prefeito” e “tentar marcar uma reunião” com a Frente de Luta.

O estudante Willian Luiz da Conceição disse que as manifestações continuarão enquanto a Prefeitura não assumir uma postura de comprometimento com as propostas da Frente. Os demais participantes também fizeram comentários e logo o grupo decidiu começar a passeata.

Durante a maior parte da caminhada, estudantes e trabalhadores se concentraram na frente do grupo erguendo faixas e cartazes. Logo atrás, um grupo com instrumentos como surdos e caixa claras dava apoio aos demais manifestantes, que fizeram todo o percurso com gritos de guerras, músicas, danças e brincadeiras.

O participante Hernandes Vivan Eichenberguer destacou que movimentos sociais muitas vezes são festas, e que naquele momento a festa era feita pelos estudantes. Foram realizadas paradas durante o percurso, como no cruzamento entre as ruas Princesa Izabel e João Colin. Os manifestantes organizavam uma roda e, através dos instrumentos de percussão, dançavam alguns ritmos como samba, funk e axé. De forma alegre, o grupo terminou a passeata, que contou com mais brincadeiras em frente ao terminal, além de agradecimentos à Polícia Militar que acompanhou os manifestantes de maneira pacífica. Foi decidido pelos integrantes do movimento que nesta terça-feira (19), às 17h30, uma nova mobilização será organizada. O manifesto prevê uma caminhada até a Câmara dos Vereadores para pressionar os políticos a apoiarem a sustação do aumento da passagem.

Seguranças

O lado de dentro do terminal estava repleto por seguranças contratados pelas empresas de ônibus. Cerca de 50 homens, entre eles ex-policiais, tentavam intimidar os manifestantes. Para manter a organização do movimento, os estudantes fotografaram a maioria desses homens. Novamente o cinegrafista das empresas de transporte coletou suas imagens, que por um instante foram ameaçadas, quando um grupo de estudantes mais irritados se aproximou da catraca e o intimidou. Outros manifestantes xingaram o cinegrafista e os seguranças. Mas o momento tenso logo foi substituído pela música e descontração que finalizou a manifestação.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.