Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 3358, publicada em 17/11/2006.


Oficinas aprimorarão produções

Eva Croll


O 3° Prêmio Joinville de Expressão Literária, fruto de uma parceria entre a empresa têxtil Döhler e o núcleo municipal do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), divulgou na sexta-feira, 17 de novembro, os pré-classificados nas categorias estudantil e geral. Os participantes podiam redigir sobre o tema de sua escolha, desde que o texto se encaixasse nos gêneros conto, crônica ou poesia.

Visando explorar talentos e motivar a leitura e criação, os finalistas serão chamados a participar da oficina que acontecerá no sábado, 18 de novembro, ministrada pelo escritor joinvilense Rubens da Cunha. A atividade será às 9 horas, para integrantes da categoria geral, e às 14 horas para classificados da estudantil. Nela, os textos serão aprimorados com o auxílio do orientador, podendo alcançar posições mais privilegiadas na classificação definitiva. O encontro será no galpão 13 da Cidadela Cultural Antarctica.

Em meio à relação dos pré-selecionados há quatro acadêmicos de jornalismo do Bom Jesus/Ielusc. Fabrício Porto, do oitavo período, que tem o costume de escrever poesias, escolheu três delas para mandar para o concurso. Enviou também o conto que estava produzindo na oficina de criação literária, do qual mudou apenas o primeiro parágrafo, escrito por outro aluno. Paulo Horn, do sexto semestre, enviou quatro contos, alguns envolvendo histórias de amor, e duas poesias. Vanessa Bencz, estudante do sexto período, mandou dois contos e duas poesias, ambos existencialistas, nos quais a acadêmica abordou aspectos humanos de forma reflexiva. Já João Batista da Silva, também do sexto semestre, destinou três crônicas e três poesias concretistas ao concurso. De acordo com ele, os textos poéticos propõem uma brincadeira com as palavras, destacam-se mais pela forma do que pelo conteúdo.

Na quinta-feira, 23 de novembro, os realizadores do prêmio receberão os finalistas no Hotel Tannenhof, oferecendo um coquetel às 19h30. No evento, serão conhecidos os vencedores. O primeiro colocado da categoria estudantil receberá o prêmio de R$ 200,00 mais um kit de livros literários, enquanto R$ 1.000,00 e mais uma colcha confeccionada pela Döhler serão recebidos pelo vencedor na geral.

Todas as produções classificadas nesta edição serão incluídas na próxima coletânea de 2008, publicada pelo prêmio a cada dois anos. Para César Döhler, gerente de marketing da Döhler, “é uma honra e alegria poder colaborar com a construção da cidadania com o incentivo à leitura”, destacando, neste ano, a iniciativa da criação da categoria estudantil, a qual ajuda a promover a literatura entre crianças. Da mesma satisfação compartilha a professora responsável pelo projeto, Taiza Mara Rauen Moraes: "Foi uma grata surpresa constatar que o concurso cresce em abrangência e qualidade”. Com a criação da nova categoria, o Prêmio teve mais de 500 trabalhos inscritos.

Confira abaixo a lista de classificados e as produções dos acadêmicos finalistas do Ielusc.


CATEGORIA ESTUDANTIL

Amanda Silvy, Jéssica Kossak e Elaine Beck - Escola Municipal João Costa
Fabiane Capistrano - Escola Municipal Orestes Guimarães
Akemy Trestini de Aguiar - Escola Municipal Machado de Assis
Isabel Cristina Silveira - Escola Municipal Pastor Hans Müller
Eduardo Henrique de Borba - Colégio Elias Moreira
Fernanda da Silva Sardo - Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara

CATEGORIA GERAL

Contos e crônicas

Antônio Roberto Szabunia
Cristiano Nagel
Edenilson Leandro de Jesus
Fabrício Porto
João Batista da Silva
Maria Clotilde Andreotti Zingali
Paulo Guilherme de Simas Horn
Vanessa Bencz

Poesia

Cristiano Nagel
Fabrício Porto
Jefferson Wille Kielwagen
João Batista da Silva
João Ricardo Martins
Marcos Vinícius Scheffel
Milton Cláudio Alves Júnior
Norberto Vieira da Silva
Paulo Guilherme de Simas Horn
Sandra Regina Machado
Stella Bousfield

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.