Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 07h03min   <<


chamadas

Matéria 2101, publicada em 09/05/2006.




O primeiro número do jornal-teste Cafeína, produzido numa noite pelos alunos da disciplina de Meios Impressos II, furou a Revi na última quinta-feira, dia 4 de maio. Cafeína deu de manchete “Bússola para pesquisadores”, sugestivo título para a matéria sobre o segundo evento do tema transversal do semestre, ocorrido na noite anterior e ignorado pela revista eletrônica do curso.

E não foi um evento qualquer. Houve a palestra com o pesquisador Alberto Efendy Maldonado, uma das maiores autoridades em pesquisa de mídia na América Latina. Houve o lançamento do livro organizado por Maldonado em parceria com outros 12 autores, entre os quais dois professores do Ielusc (Juciano Lacerda e Délia Dutra).

Não vem ao caso, aqui, falar de culpados, mas do processo de trabalho que resultou num erro. Aliás, uma sucessão de erros. E grandes erros costumam trazer grandes lições. Eis as mais exemplares:

Duas das maiores peças do novo jornalismo foram produzidas a partir de um, digamos, fracasso inicial. Joel Silveira acabou não conseguindo o convite para o casamento da filha do conde Matarazzo, mas não perdeu a pauta: escreveu "A milésima segunda noite na Avenida Paulista", que obteve tanto sucesso a ponto de sair em livro. Um texto primoroso. E com muita apuração.

Gay Talese não conseguiu entrevistar Frank Sinatra para o perfil que lhe foi encomendado pela revista Esquire. Mesmo assim, escreveu a melhor matéria de todos os tempos sobre o cantor. Ali, Frank aparece de corpo inteiro, como nunca antes e nunca depois.

Pois bem. O que segue é um esforço de reportagem (ou pós-reportagem? Ou pós-esforço?) que tenta contar o evento que não cobrimos.

> Passo a passo, a visita de Maldonado
> Silnei Soares diz que grupo quer fortalecer pesquisas
> Treze pesquisadores colaboraram no livro
> Um panorama da palestra
> Pedro Russi critica comunidade acadêmica
> Acadêmico de jornalismo expõe sua opinião sobre o evento
> Quem é Efendy Maldonado

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.