Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Domingo, 28 de abril de 2024 - 18h04min   <<


chamadas

Matéria 2092, publicada em 08/05/2006.


:Pedro Russi

Efendy em palestra no Ielusc

Quem é Efendy Maldonado


Alberto Efendy Maldonado Gómez de La Torre é doutor em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) com a pesquisa Comunicação na América Latina. Atualmente, é professor e pesquisador do programa de doutorado e mestrado em ciências da comunicação da Universidade Vale dos Sinos (Unisinos) e tem centenas de pesquisas e projetos concluídos e em andamento sobre a mídia latino-americana.

A estudante de jornalismo da Unisinos Bruna Karpinski cursou a disciplina de Realidade Latino-Americana em Comunicação com o professor Efendy Maldonado no primeiro semestre de 2004. Diz que ele é bastante rígido e criterioso. “Ao final do grau, deveríamos entregar sempre um relatório sobre cada aula, separadamente. Tudo valendo pontos. E isso acabava gerando uma correria por parte dos alunos, claro”. Mas, salienta, ele também era muito engraçado, pois tem aquele sotaque (espanhol) e sabia exatamente o nome de cada um. “Geralmente, chamava sempre os mesmos para responder aos seus questionamentos. Nas aulas, ficava transitando pra lá e pra cá, entre os alunos. E, do início até o fim do semestre, fez a mesma pergunta pelo menos uma vez a cada aula: "O que és cultura?"

Já o jornalista Tariq Saleh, formado pela Unisinos, lamenta não ter tido aula com o professor Efendy Maldonado: “Pois eu tenho uma paixão muito grande por assuntos da América Latina e sei que ele é especialista no assunto.” Além disso, completa, “realmente ele tem uma grande reputação no campo de comunicação”. Tariq lembra que manteve algumas conversas informais com o professor sobre o trabalho de conclusão de curso.

Multimídia

> Ouça entrevista com Efendy.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.