O curso de Comunicação Social e o Necom (Núcleo de estudos em comunicação), promoveram o lançamento do livro Metodologias de pesquisa em comunicação (Olhares, trilhas e processos) na última quarta-feira (3 de maio). Treze pesquisadores da área colaboraram nos artigos científicos que compõem a obra. Segundo o livro, as mudanças sociais acontecem hoje dentro de uma perspectiva de cultura midiática , na qual os oligopólios da mídia são “parte constitutiva e geradora do modo de vida ocidental globalizado e ocupam um lugar central, hegemônico, na produção da cultura contemporânea nas sociedades latino-americanas, européias e norte-americanas”.
A iniciativa de produzir o livro originou-se no Processocom (Grupo de pesquisa em Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Comunicação da Unisinos). A diversidade de olhares é a marca principal da obra, que tem por objetivo levantar reflexões necessárias sobre o método utilizado nas pesquisas em comunicação e criar uma interação com o leitor, provocando-o, instigando-o a um pensar metodológico.
Publicado pela Editora Sulina em março deste ano, a obra possui 294 páginas e 13 artigos que discutem esses processos comunicacionais e suas metodologias, cada qual sob o prisma de seu autor. O livro custa R$ 32,00.
Veja também
Efendy orienta coordenadore do Necom