Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 9504, publicada em 09/04/2010.


:Mayara Silva

Carlito Merss prestigiou a sessão de autógrafos de Izani Mustafá

Feira do Livro é marcada pela presença do prefeito

Mayara Silva



Quem passava pelo centro da cidade na tarde de quinta-feira, dia 8, pôde notar o intenso movimento de pessoas na praça Nereu Ramos, onde ocorre a 7ª edição da Feira do Livro de Joinville. Realizada pelo Instituto da Cultura, Educação, Esportes e Turismo, a feira permitiu que crianças de diferentes escolas municipais pudessem ler, conhecer os estandes e se divertir. Os espaços do Sesc e do AN Escola trouxeram atividades e brinquedos que incentivavam a aprendizagem e o conhecimento.

O ápice da tarde de quinta-feira foi a presença do prefeito Carlito Merss, que prestigiou a sessão de autógrafos da jornalista e professora de rádio do Bom Jesus/Ielusc Izani Mustafá, referente ao seu livro Alô, alô, Joinville! Está no ar a Rádio Difusora!, contemplado através do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) e lançado no dia 3 de março. Carlito também deu atenção às crianças presentes na feira, que o rodearam pedindo autógrafos. A autora afirmou ter ficado extremamente feliz por ter sua sessão de autógrafos prestigiada pelo prefeito municipal de Joinville.

O levantamento feito pela Revi dos livros mais vendidos na feira apurou que nas Livrarias Curitiba os romances de Stephenie Meyer (saga Crepúsculo) foram bastante procurados, assim como na Livraria Midas. No Brechó da Revista, além de Crepúsculo também estão entre os mais vendidos A cabana (de William P. Young), além das edições de autores como Agatha Christie e Sidney Sheldon.

A presidente do Instituto da Cultura, Educação, Esportes e Turismo Fernanda Brandão, disse que a manhã da quinta-feira também foi bastante movimentada, com a presença de aproximadamente 270 crianças de seis escolas de Joinville. “A expectativa já é grande para a sexta-feira porque já estamos lotados e, por causa disso, iremos oferecer a tradução simultânea na palestra, executada pela primeira vez na feira”, afirmou.

A praça Lauro Müller, onde está localizada a biblioteca móvel, foi tomada pelas crianças que, além de divertir-se com os brinquedos da praça, também aproveitaram para conhecer melhor a Biblioteca Pública Municipal. A contação de histórias chamava a atenção dos alunos, que podiam até participar da brincadeira e se aventurar contando suas próprias peripécias, inventando um enredo qualquer. Um mágico que participava do evento de repente se viu rodeado por inúmeras crianças curiosas em ver seu trabalho. Ele transformou uma nota de dois reais em uma de dez e despertou inúmeros suspiros de admiração e espanto, além das palmas de todos.

A programação de sexta-feira dá destaque para a palestra “Biografias: Vida Privada, Bisbilhotice e Marketing” com o jornalista e escritor Ruy Castro, às 19 horas, mediada pelo professor e coordenador do curso de Jornalismo do Bom Jesus Ielusc, Silvio Melatti.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.