Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 15h04min   <<


chamadas

Matéria 6177, publicada em 14/05/2008.


Caso WC provoca recorde de acessos à Revi

Sílvio Melatti

Gráfico do Google Analytics


Uma semana depois da publicação da matéria sobre o roubo de livros na biblioteca Castro Alves, o volume de comentários de leitores não pára de crescer e o número de acessos às páginas da Revi atingiu ontem o recorde desde que o sistema contador foi implantado, em 6 de novembro do ano passado. Nesta terça-feira, o contador do Google Analytics registrou 160 visitas, quebrando o recorde anterior, de 131 acessos, ocorrido em 28 de fevereiro, auge da cobertura das monografias.

O número é pequeno se comparado ao tráfego médio nos veículos profissionais da internet, mas quando se considera publicações acadêmicas similares, a Revi não fica muito atrás. A revista do curso de jornalismo da Unisinos, por exemplo, tem uma média de 640 acessos diários, segundo o coordenador Miro Bacin. E enquanto o Bom Jesus/ Ielusc tem 953 alunos matriculados no ensino superior (438 só na Comunicação Social), a Unisinos conta com 25 mil estudantes, dos quais 3 mil fazem Comunicação.

Desde o início do semestre, em 11 de fevereiro, foram registradas 5.604 visitas à página principal da Revi. A média diária é de 60,26 acessos, considerando todos os dias da semana (o baixo tráfego aos sábados e domingos derruba a média drasticamente). Com a explosão do Caso WC, porém, os cliques aumentaram: ocorreram 61 visitas no dia da publicação da matéria (quarta-feira passada), 80 na quinta e 114 na sexta-feira. Mesmo no final de semana, quando o número de visitantes normalmente não passa de duas dezenas, o índice de leitura foi bom (acima de 50 acessos). E a semana abriu também em alta: 143 visitas na segunda-feira.

Para se ter uma idéia do que representam esses números no universo do jornalismo na internet, e como é imenso o fosso existente entre o mundo acadêmico e o mercado, basta comparar: ontem, enquanto a Revi registrava a marca recorde de 160 acessos, a página do jornal A Notícia na internet recebia 9.148 visitas, segundo a jornalista Carolina Spricigo, formado pelo Ielusc. E só a página de notícias do Brasil do portal Terra contabiliza 2,1 milhões de acessos diários. “São 3 milhões de cliques por dia”, disse o jornalista Jefferson Ribeiro, do Terra. (Colaboraram na apuração as bolsistas Carolina Wanzuita e Luiza Martin)


800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.