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Matéria 9539, publicada em 16/04/2010.


: Emanoele Girardi

Estandes atrairam a atenção de leitores todas as idades

Os diferentes resultados das vendas na Feira do Livro

Francine T. Ribeiro



A 7ª edição da Feira do Livro de Joinville está chegando ao fim. Contando com pouco mais de 20 estandes de editoras e livrarias de diferentes lugares do país, a variedade de segmentos e autores proporcionou ao público diversas possibilidades de compra.

Em seu primeiro ano como participante da feira, as Livrarias Curitiba obtiveram bons resultados nas vendas. De acordo com a vendedora Indianara de Borba, a experiência foi algo novo para a loja, embora a lista dos livros mais procurados não oferecesse nenhuma surpresa: os títulos mais vendidos foram Crepúsculo, da escritora Stephenie Meyer, A batalha do labirinto, de Rick Riordan e a A menina que roubava livros, de Markus Zusak. Os exemplares promocionais vendidos ao valor de R$ 9,90 também foram destaque, juntamente com edições que apresentavam 50% de desconto em relação ao seu valor original. Os demais livros eram oferecidos ao público com um desconto de 20% que, conforme a vendedora, só poderia ser obtido na feira. Indianara esclareceu que a participação da livraria em uma próxima edição do evento ainda dependerá dos resultados de um balanço dos lucros e das vantagens obtidas neste ano.

Participando da Feira do Livro pela quarta vez, a Livraria Ilha Mágica teve alguns de seus exemplares esgotados. Segundo a vendedora Jane Francisca Campos, títulos como A cabana, de William P. Young, e A menina que roubava livros se destacaram nas vendas, que foram muito satisfatórias quando comparadas às expectativas iniciais.

Entre as editoras estreantes na feira, a Editora Vozes não apresentou um grande número de exemplares vendidos. Especializada em livros sobre religião, ciências humanas e educação, suas vendas ficaram abaixo das expectativas traçadas no início do evento. Conforme Rafael Arnecki, responsável pelo estande, apesar do resultado a editora pretende retornar a Joinville no próximo ano. Com sede em São Paulo e filial no Paraná, a Editora Cortez não focou sua participação nas vendas, mas na divulgação dos títulos oferecidos, especialmente nas áreas de pedagogia, ciências sociais, psicologia e filosofia. Para Odete Fisher, representante da distribuidora no sul do país, o objetivo de apresentar ao público local o catálogo da editora foi alcançado.

Ao contrário das editoras, a satisfação com as vendas parece contagiar apenas os livreiros: a Galeria dos Livros, que oferece diversos títulos infantis e de literatura em geral, também comemora os resultados. Segundo o vendedor Weligton Santos de Oliveira, o título mais vendido foi O alquimista, de Paulo Coelho. A Livraria Midas esteve presente em todas as edições anteriores da Feira do Livro. Conforme a vendedora Simony de Braga, a grande surpresa deste ano foram as vendas dos títulos infantis, que superaram o esperado. A oferta dos livros de autores convidados para as palestras da feira e o desconto de 20% dado pela livraria em todos os exemplares também contribuíram para o aumento das vendas, explica.

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