Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 02h04min   <<


chamadas

Matéria 8774, publicada em 24/08/2009.


:Marcus Vinícius Carvalheiro

Bianca foi a última orientanda de Juciano Lacerda

Análise nota dez fecha temporada de monografias

Carolinne Sagaz



A última defesa da temporada de monografias 2009/02 no curso de Comunicação Social foi também a última orientação de Juciano Lacerda – que deixou, neste ano, o corpo docente do Bom Jesus/Ielusc – e a única pesquisa avaliada com nota dez no segundo semestre. A nota máxima foi atingida pela acadêmica de Jornalismo Bianca Dominoni na sexta-feira (21 de agosto), com o trabalho Espetacularização em coberturas jornalísticas: o acidente do voo 3054 pelos telejornais. Para Maria Elisa Máximo, que dividiu a banca avaliadora com a professora Roberta Meyer, Bianca rompeu com o senso comum através da pesquisa.

Analisar os discursos e as imagens produzidas pela mídia – como a temática utilizada pela revista Veja de “noite infernal”- que contribuiram com a espetacularização do acidente com o voo 3054 foi o objetivo de Bianca. Para isso, a monografanda analisou os conceitos de espetáculo de teóricos como Debord e Rubim e listou alguns elementos comuns na cobertura de várias emissoras: aproximação com a tragédia (quando o cenário da matéria deixa de ser a redação e torna-se o local do acidente), a utilização das imagens de simulação do acidente e de parentes desesperados, etc.

Roberta chamou atenção sobre a normalidade de coberturas como essa: segundo ela, a mobilização da equipe jornalística de grandes emissoras acerca de um acidente como o do voo 3054 é comum e esperado, porém a “exacerbação do espetáculo” depende da linha editorial do veículo. Maria Elisa não poupou elogios ao tema escolhido e ao esforço da acadêmica em refletir sobre os conceitos, em vez de apenas “resenhar as teorias”. Para a avaliadora, Bianca deixa a faculdade com uma visão sobre jornalismo “muito mais crítica e amadurecida”.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.