Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 06h04min   <<


chamadas

Matéria 8451, publicada em 22/05/2009.


:Jéssica Michels

Marisa apresenta as oficinas com objetivo de inclusão social

Auditório ACE lotado na palestra sobre saúde mental

Jéssica Michels


Na quarta-feira (20 de maio), às 19 horas, no auditório da Associação Catarinense de Ensino (ACE) foi realizada a mesa-redonda “As Práticas em Saúde Mental em Joinville”. O evento faz parte da primeira Semana de Orientação e Conscientização Sobre Saúde Mental, que começou dia 18, justamente quando é comemorado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Os alunos do cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional assistiram a palestra.

A psicóloga Marisa Paim falou sobre a oficina terapêutica “Faça Fácil”, que é ministrada no Caps II, onde trabalha há oito anos. Ela explicou que o processo não é voltado para a geração de renda, mesmo que os usuários do serviço façam artesanato e vendam-no. “O objetivo é trabalhar a subjetividade, é o convívio, estar em grupo, trabalhar o cotidiano dos usuários e não o produto”, ressaltou. Segundo ela, as oficinas terapêuticas são os carro-chefe dos CAPS, pois a ideia predominante é a inclusão social dos pacientes.

A oficina "Cidadania e Inclusão Social", do Regional do Saguaçú, com Angela Hoepfner, funciona segundo a mesma lógica de inclusão, mas os produtos lá confeccionados são comercializados. “O dinheiro é revertido para a oficina mesmo, não gera muito lucro. Vendemos e compramos materiais para produzir mais produtos”, explicou Angela.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.