Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 06h04min   <<


chamadas

Matéria 8412, publicada em 20/05/2009.


Museus e Turismo são temas de colóquio

Jéssica Michels



Nesta quarta-feira (20 de maio), acontece no anfiteatro do Bom Jesus/Ielusc, às 19 horas, mais uma atividade relacionada à 7ª Semana Nacional dos Museus. A 9ª edição do Colóquios Patrimoniais tem como tema as implicações entre as instituições museológicas e o turismo na mesa redonda "A contribuição do patrimônio arqueológico para o desenvolvimento comunitário".

“Nesta edição do colóquio nós vamos discutir sobre a relação entre turismo e museus, refletir sobre o modo como o patrimônio cultural pode ajudar a comunidade, porque Joinville tem uma grande quantidade de sítios arqueológicos. A discussão é sobre como utilizar esse potencial, visando à participação direta com a população", explicou Gerson Machado, diretor do Museu Arqueológico de Sambaqui e mediador deste debate. "De que forma vamos utilizar esse patrimônio com os agentes locais da comunidade? Porque há demanda para isso”, pergunta-se.

O colóquio terá a participação da professora Alejandra Saladino (Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto Histórico e Artístico Nacional), de Fabiana Oliveira (Ministério do Turismo - Segmentação Museus), de Maria Ivonete Peixer da Silva (Promotur) e de Elizabete Tamanini (Fundação Cultural de Joinville). Confira aqui a programação completa da Semana Nacional dos Museus em Joinville.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.