Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 00h04min   <<


chamadas

Matéria 8397, publicada em 19/05/2009.


:Jéssica Michels

Giralda Seyfert, do Museu Nacional, participou do debate

Ielusc sedia mesa-redonda sobre imigração

Jéssica Michels


Nesta terça-feira (19 de maio), às 14 horas, foi realizado o debate “Museus e turismo: 180 anos de imigração e colonização européia no Brasil: cultura, identidade, arte e política – um olhar a partir de Joinville”, no anfiteatro do Bom Jesus/Ielusc. Dividido em duas sessões, a mesa-redonda foi mediada pela antropóloga e coordenadora do Museu Nacional da Imigração e Colonização, Sonia Regina Lourenço. Na primeira sessão participaram Giralda Seyferth (Museu Nacional/UFRJ) e Glaucia de Oliveira Assis (Udesc). Na segunda parte, o espaço foi das professoras Elizabete Tamanini (FCJ) e Nadja de Carvalho Lamas (Univille). O debate faz parte da programação nacional da 7ª Semana Nacional dos Museus, que se estende até o final de maio.

Enfocando seu discurso nas comunidades transnacionais de emigrantes brasileiros no contexto da globalização, Glaucia mostrou suas pesquisas sobre a emigração e explicou como o cinema influenciou a década de 60. Ela contou que os emigrantes vão a Nova York atrás dos artefatos de consumo e voltam para o Brasil para relatar a experiência aos seus familiares. Glaucia analisou apenas os emigrantes documentados, ou seja, aqueles que vão para trabalhar.

Ilanil Coelho, pró-reitora da Univille, fez um comentário sobre esse aspecto joinvilense. “Na década de 80, Joinville perdeu praticamente a aura de cidade germânica devido a imigração interna que se intensificou neste período, criando assim uma cidade de diversidades”. Giralda contribuiu com o seu comentário evidenciando os aspectos da miscigenação e como isso faz perder essas características tradicionais.

Programação da Semana do Museu

A programação da semana continua nesta quarta-feira, no anfiteatro da Sociesc, com a apresentação da animação Wall-e em dois horários, às 8h30 e às 14 horas. Quem quiser assistir uma das sessões precisa se inscrever gratuitamente pelo e-mail: museu@sociesc.org.br.

Às 19 horas, acontece o 9ª Edição do Colóquios Patrimonias, com o tema “Museus e Turismo: a contribuição do patrimônio arqueológico para o desenvolvimento comunitário”, no anfiteatro do Bom Jesus/Ielusc. Confira aqui a programação completa da Semana Nacional dos Museus em Joinville.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.