Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 10h03min   <<


chamadas

Matéria 8377, publicada em 18/05/2009.


Joinville comemora a Semana dos Museus



Joinville integra a programação da 7ª Semana Nacional dos Museus e, desde o dia 17 de maio, oferece à comunidade um conjunto de atividades culturais relacionadas à arte, à memória e ao patrimônio histórico. A semana é promovida pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) e pela Associação Brasileira de Museus (ABM). Em Joinville, é organizada pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ) com o apoio da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc e da Universidade da Região de Joinville (Univille). Mesas redondas, colóquios, oficinas, sessões de cinema, exposições artísticas e visitas às instituições museológicas da cidade serão realizados até o dia 30 de maio, sábado, num período que se estende não por uma, mas duas semanas no mês dedicado aos museus.

Debate, oficina e cinema

Nesta terça-feira (19 de maio) haverá a mesa redonda “Museus e turismo: 180 anos de imigração e colonização européia no Brasil: cultura, identidade, arte e política – um olhar a partir de Joinville”, no anfiteatro do Bom Jesus/Ielusc, às 14 horas. Mediando a conversa estará a coordenadora do Museu Nacional da Imigração e Colonização, Sonia Regina Lourenço, com as participações de Giralda Seyferth (Museu Nacional/UFRJ), Glaucia de Oliveira Assis (Udesc), Elizabete Tamanini (FCJ) e Nadja de Carvalho Lamas (Univille). O evento é aberto ao público e é gratuito.

Na Sociesc acontece a oficina "Transformando sucata em produtos" às 14 horas, com Lucimara Ponciano. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (47)3461-0289. O documentário Sem Palavras de Kátia Klock será exibido na Cidadela Cultural Antarctica às 19 horas, seguido de bate-papo. No anfiteatro da Sociesc a programação da semana apresenta a animação Wall-e em dois horários, às 8h30 e às 14 horas. Quem quiser assistir alguma das sessões precisa se inscrever pelo e-mail museu@sociesc.org.br, gratuitamente. Confira aqui a programação completa da Semana Nacional dos Museus em Joinville.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.