A expectativa das crianças para o início da peça O contra-regra era grande. O espetáculo aconteceu na quarta-feira (6 de maio), às 14 horas, no teatro Juarez Machado. A história mostra os bastidores de um circo, explicando a vida do contra-regra que faz seu trabalho cotidiano atrás das cortinas. Além de dar suporte para os artistas que se apresentam no circo, o contra-regra ainda cozinha, lava e passa roupa, evidenciando sua triste solidão e ao mesmo tempo mostrando suas trapalhadas que garantiam as risadas da platéia. A peça de 45 minutos é encenada pelo Grupo Cirquinho do Revirada, de Criciúma.
O casal Yonara Marques e Reveraldo Joaquim apresentam essa peça há três anos. Reveraldo interpreta o contra-regra. A atriz Yonara interpreta o circo. “Na história eu sou o circo, sou o equilibrista, sou o mágico, sou o anão. Mas na verdade, eu sou o contra-regra na realização desta peça, pois ajudo o verdadeiro contra-regra na organização do espetáculo”, explicou Yonara.
Apesar de ser considerada uma peça infantil, Yonara lembra que essa visão depende do público. “Quando a platéia é infantil, o foco é nas cenas engraçadas porque o público vai reagir nestas cenas. Mas já apresentamos para um público totalmente adulto e muitos choram” analisou. Segundo Yonara, o choro acontece porque o olhar da platéia é diferente. “Eles vêem a solidão do personagem, a sua humildade em servir os outros e o apego pela boneca de pano”, concluiu a atriz.
O que chama a atenção e a admiração do público é a técnica usada para compor o contra-regra. O ator Reveraldo Joaquim utiliza um boneco que é posto na frente do seu corpo, usando duas hastes na cabeça pra movimentar as direções do personagem. “Nós já tínhamos o boneco, então comecei a treinar como movimentar usando as hastes junto com a cabeça do boneco e um capacete, depois foi só aperfeiçoar.” contou. Tão logo dominou o boneco, Reveraldo mostrou para Jackson Zambelli, o diretor, que simpatizou com a técnica e montou essa peça.
Veja as fotos na galeria da Revi