Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 01h04min   <<


chamadas

Matéria 8121, publicada em 02/04/2009.


:Marcio da Rocha

Humberto: contação de histórias inspiradas na natureza

Histórias atraem crianças no segundo dia da feira

Marcio da Rocha


O palco da praça Nereu Ramos ficou colorido na tarde de quinta-feira (2), segundo dia da Feira do Livro de Joinville. Ana Paula da Silva com seu violão e Humberto Soares com suas tintas, encantaram crianças e adultos com histórias musicadas do projeto “Contos e Cantos” . Enquanto Ana Paula tocava seu violão acompanhada de um percussionista e um flautista, Humberto dava início as suas histórias baseadas na natureza. Depois disso, o artista desenhava as personagens em uma roda de madeira.

Humberto explica que sempre compôs histórias. Quando ele as apresentava para a amiga, ela imediatamente encaixava as melodias. O compositor passou então a gravá-las em cassete e enquanto as músicas rodavam ele pintava seus personagens. “Deu tão certo que tivemos a idéia de gravar as músicas que falam entre outras coisas sobre o namoro do sol com a chuva”. O CD “Contos e Cantos”, foi idealizado em 2008 pelo edital do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) de 2008. “Acho que a idéia do CD foi melhor afinal de contas usamos o encarte como livro”. A maioria das músicas foram compostas em 2003.

No auditório da feira, às 15 horas, a estudante de pedagogia Carolina Spieker prendeu a atenção de algumas crianças da escola municipal Saul Sant'Anna, do bairro Jarivatuba, em Joinville. Carol – como gosta de ser chamada – pregou sustos e arrancou risadas da platéia com histórias compostas pelos irmãos Grimm. “Vamos começar esfregando as mãos para energizar. Agora colocamos as mãos na boca passando toda a energia, assim ela ficará quietinha durante a apresentação”, brincou a contadora. Antes de começar as histórias, Carol entrega para uma das crianças a sacola contendo os títulos das obras. A criança escolhida faz um sorteio e define qual conto irá ouvir.

Carolina começou suas contações de histórias no grupo teatral “Unicórnio”, de Joinville. “Não participava das apresentações, ficava somente encarregada da produção”. Ela diz que de tanto ouvir as histórias das peças, acabou decorando. “De tanto ouvir as histórias eu me apropriei delas”, brinca. Carol frequentou cursos especializados na área como o de formação de contadores oferecido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), de Joinville. Atualmente ela manifesta o desejo de retornar ao teatro. “A faculdade toma muito o meu tempo. Quando terminar meus estudos pretendo voltar aos palcos”.

Gilmar Francisco Oliveira, professor do ensino fundamental, alerta sobre a importância das contações de histórias. Segundo ele, alunos que participam desses eventos desenvolvem a concentração e o gosto pela leitura. “As contações são feitas por professores da área de literatura e também por alunos do ensino médio”. Gilmar também pretende trabalhar com contação, mas a sua agenda sempre lotada o impede de participar de cursos e eventos.

Nesta sexta-feira (3), o grupo Rústico Companhia Teatral, apresentará “Histórias de Malazarte”, às 9h30, no palco da praça.

Comentários dos leitores
 

  • 4-/-0/2009 -

    Gisele Krama [Joinville]:

     

     

    É somente um detalhe, mas acho que as fotos poderiam ser maiores. Quando se tem somente um boneco, tudo bem. Só tem momentos em que aparecem fotos compostas e fica difícil ver as minúcias da imagem.

  • 800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.