Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 07 de dezembro de 2021 - 12h12min   <<


chamadas

Matéria 7241, publicada em 16/10/2008.


Ielusc, Univali e Positivo têm o maior número de trabalhos

Alexandre Borges



Com exceção da entidade anfitriã, a Univali, de Itajaí, e a Universidade Positivo, de Curitiba, são as instituições que trarão mais trabalhos para o Encontro de Professores de Jornalismo do Paraná e Santa Catarina. As duas universidades somam 18 artigos aprovados pela coordenação dos GTs. O evento começa nesta sexta-feira, no Bom Jesus/Ielusc, que por sua vez, será representado por sete trabalhos de um total de 43.

Da Univali vem sete trabalhos. Dentre eles, o “Projeto experimental: uma proposta interdisciplinar de comunicação”, que aborda a disciplina implantada este ano na nova grade curricular do curso de Comunicação Social. A disciplina incentiva os acadêmicos a terem espírito empreendedor e a trabalharem as três faces da comunicação social em conjunto, já que na Univali o curso tem três habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Os acadêmicos formam grupos interdisciplinares com pelo menos um integrante de cada curso. Depois criam uma empresa, fazem sondagens de mercado, análises ambientais e por fim apresentam projeto de comunicação.

Com a integração dos três cursos, o aluno acaba tendo uma visão mais ampla da comunicação. “O jornalista não vai pensar mais em sair da faculdade e ir direto para a redação. Ele pode ter seu próprio negócio através de noções obtidas do trabalho do relações públicas e do publicitário, e vice-versa”, explica a professora Vera Sommer, 47 anos, responsável pelo trabalho no primeiro semestre de 2008, na Univali.

Os destaques da Universidade Positivo são as atividades de extensão. Só nessa área a instituição curitibana apresentará cinco trabalhos. Um deles chama a atenção: “A importância do teatro na formação do jornalista”, de Marília Gomes Ferreira. Sobre esse artigo, leia a matéria "Da sala de aula para o palco".

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.