Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 28 de janeiro de 2022 - 03h01min   <<


chamadas

Matéria 7236, publicada em 15/10/2008.


:Arquivo Revi

Letícia fez artigo com base na monografia

O desafio da iniciação científica

Rosimeri Back


Inscrito no Encontro de Professores, o artigo “Para outras leituras do jornalismo literário” parte do princípio de que a ficção não é uma atribuição do falso ou necessariamente do discurso literário, mas é uma característica de todos os discursos – inclusive do jornalismo. A idéia do artigo surgiu da monografia (ainda em andamento) de Letícia Caroline da Silva, 21 anos, que cursa o oitavo período de jornalismo no Bom Jesus/Ielusc.

Segundo Letícia, o artigo de cinco páginas aponta caminhos abertos e questões que a monografia vai suscitar, “como se fosse para provocar o público, para provocar uma discussão maior”. Como um dos requerimentos para a inscrição de um trabalho no evento é a co-autoria de um professor, Letícia convidou o orientador da monografia, Jacques Mick, 37 anos, para participar da produção do artigo. A partir daí, foram três semanas e quatro versões até o projeto final.

A aluna avalia que “foi legal e não foi”, porque a faculdade não trabalha muito a escrita de artigos. “Eu me bati um pouco quanto a isso, mas com a ajuda do Jacques consegui estruturar”. Letícia tem bastante expectativa quanto à apresentação, que será feita por ela mesma na tarde do próximo sábado, 18 de outubro. “É a primeira vez que eu apresento artigo, então vamos ver o que vai dar, né?”

Para Jacques, é sempre um desafio para um aluno encarar a iniciação científica, por exemplo, com a responsabilidade de produzir um artigo para um congresso ou para um evento científico de toda natureza. Em relação à pesquisa de Letícia, que ainda está em andamento, Jacques explica que é uma oportunidade importante de expor o resultado de uma investigação intelectual para uma platéia composta por pares do campo científico. “A motivação principal de um trabalho como esse é trazer, quase como convidar, alguém que está concluindo a sua formação agora para participar deste campo acadêmico e compartilhar com outros professores e com outros alunos os resultados, ainda que parciais, de um projeto de pesquisa”.

Antes dessa apresentação, Jacques fará uma conferência, no sábado de manhã, que tem um ponto em comum com o artigo: a importância de desenvolvimentos teóricos para que não só a pesquisa, mas também o ensino e a extensão no jornalismo, possam avançar mais rapidamente do que tem avançado nos últimos 20 anos, a fim de compreender os desafios que a convergência digital está impondo para o exercício do jornalismo no futuro.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.