Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 08h04min   <<


chamadas

Matéria 7223, publicada em 09/10/2008.


:Tuane Roldão

Selma explica as necessidades do mercado de trabalho

Último dia de feira tem palestra sobre empregabilidade

Tuane Roldão


“Nada acontece que não tenha sido antes um sonho”. Foi com esta frase, de Carl Sandburg, que teve início a palestra realizada na tarde de hoje (9 de outubro) pela coordenadora de recrutamento da RH Center, Selma Similamori, 37 anos. Um grupo de 31 alunos do 2º e 3º ano da Escola de Educação Básica Conselheiro Mafra participou do encontro que tratou sobre empregabilidade, focando as exigências profissionais versus o mercado de trabalho. De forma clara e bem humorada, a palestrante deu dicas de como se sobressair na área de atuação escolhida.

Para dar o “pontapé inicial”, Selma sugeriu três passos: identificar os sonhos, fazer uma auto-análise e elaborar estratégias de como alcançar os objetivos. Segundo ela, competência técnica, disposição em aprender, preocupação social, aparência e ética profissional são alguns dos requisitos fundamentais para os candidatos a vagas de emprego. A capacidade de trabalhar em grupo também é importante: “Oitenta por cento das demissões são por motivos comportamentais, de pessoas que não sabem se relacionar com as outras”, afirmou. A palestrante disse ainda que um bom profissional precisa ter visão corporativa, ou seja, conhecer um pouco de tudo.

Selma explicou como deve ser feita a elaboração do currículo e reforçou: “Não é só um papel, mas é o profissional impresso”. Para não “assassinar a língua portuguesa”, indicou a leitura, inclusive de dicionários. Em relação a entrevistas, procurar conhecer a empresa antes é o melhor caminho. Além disso, é necessário ao candidato conhecer os pontos fortes e fracos que tem. Para a palestrante, não entrar no barco do modismo é a recomendação mais correta. “Quando a pessoa trabalha no que gosta, nem sente o peso da profissão”, afirmou. Selma sugeriu a leitura do livro “A estratégia do oceano azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, que trata sobre o sucesso de quem sabe fazer o diferente.

A estudante Jaqueline Arruda da Silva, 18 anos, gostou da palestra. “Esses eventos servem para esclarecer nossas dúvidas e trazer informações novas sobre o mercado”. Ela está no 3º ano, mas ainda não se decidiu entre Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal. Contou que trabalhou em uma floricultura e foi aí que ganhou interesse por esta área de conhecimento. Além disso, a aluna tem um bebê de sete meses e acredita que estudar o meio ambiente pode ajudar o futuro de seu filho.

Neste último dia de exposições, mais quatro grupos de alunos passaram pela feira: um da Escola de Educação Básica João Rocha, um do Bom Jesus/ Ielusc e dois da Escola de Educação Básica Conselheiro Mafra. A Feira das Profissões acaba às 21horas.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.