Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 08h04min   <<


chamadas

Matéria 7202, publicada em 08/10/2008.


:Priscila Carvalho

Palestra sobre mercado de trabalho atraiu atenção

Segundo dia movimentado na Feira das Profissões

Priscila Carvalho


Durante a manhã do segundo dia de Feira, participaram turmas da oitava série da Escola Honório Saldo, do Quiriri, e alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Gertrudes Benta Costa, do Petrópolis. No período da tarde, cerca de 100 alunos visitaram o evento.

Por volta das 13h30, estudantes da oitava série da Escola Gertrudes Benta Costa percorreram os estandes. Deslumbradas, Cássia Laura, Luana Cristina, Daniele da Silva e Jéssica Cristofolini, ambas de 14 anos, se divertiram enquanto monitores do Bom Jesus passavam informações. As estudantes, que cursam a oitava série da Escola Municipal Maria Regina Leal, do Espinheiros, acham a profissão de Jornalismo muito “interessante”, mas ainda não se definiram sobre qual seguir. Aos poucos, todas resolveram sentar na bancada e gravar o "telejornal", ao descobrirem que vai ser postado no YouTube.

Anelise Falk Rosa, de 41 anos, coordenadora da Escola Maria Regina Leal, afirma que realizar feira das profissões é uma ótima idéia, principalmente para quem está no ensino básico, ainda em formação. Anelise revela que sua filha, de 17 anos, vai assistir aulas no Ielusc e na Univille, para se decidir entre os cursos de Jornalismo e Gastronomia. A bibliotecária Jaqueline Vanderline, de 25 anos, declara que ainda está em dúvidas de que curso escolher, mas aponta os cursos de Letras e Pedagogia, pela atividade que exerce. Jaqueline também elogia a estrutura do evento: “Muito boa!”.

Às 15h, o auditório da feira fica lotado de estudantes para a palestra “O mercado de trabalho e o sucesso profissional”, ministrado por Adriano Silveira Mastella, coordenador da Anhanguera/Iesville/Fatesc. Os estudantes Rômulo e Jéssica, que estavam na platéia, participaram até de uma dinâmica, em que simularam uma entrevista de emprego. Para o período da noite, ainda está prevista a visita de alunos do ensino médio da Escola Municipal João Costa, às 19 horas.

Visitante atípico

Quando pequeno, Luciano da Rosa, de 34 anos, teve toxoplasmose. Como conseqüência, hoje tem baixa visão. Ao chegar a feira, dirigiu-se diretamente ao estande do Ielusc, pois Jornalismo é um dos cursos que mais o fascina. A bolsista do Jornal do Paraíso, Priscila Noernberg, é quem esclarece as dúvidas do estudante do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos). Ela até consegue encorajá-lo para sentar na bancada e expressar sua opinião. Tranqüilamente, Luciano grava sua participação no estande e se despede com ar satisfeito.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.