Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 3951, publicada em 26/03/2007.


Os caminhos do estudo da Web

Jouber Castro


A comunicação no século 20 desenvolveu-se absorvendo conhecimento de diversas disciplinas, como uma intersecção de conhecimento. É esse rastro que deve seguir uma nova disciplina prestes a ser criada: a webcomunicação. O contexto dessa nova matéria é o assunto do artigo do professor Adílson Cabral, do curso de comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), “Webcomunicação: a comunicação pensada a partir da web”, publicada na sétima edição da revista Rastros.

Talvez pelo fato de a idéia de um estudo exclusivo da comunicação na grande rede ainda ser um tanto incipiente, Cabral ainda não apresenta uma proposta concreta de disciplina. A justificativa acaba sendo a dificuldade de montagem de uma ementa satisfatória. Mas a proposta é louvável, já que a comunicação na web cresce a olhos vistos, e clama por uma matéria que apreenda e organize todas as suas inúmeras facetas.

Uma boa sacada de Cabral são os títulos que escolheu para abrir cada uma das seções de seu artigo. Por exemplo: o trecho que fala das referências anteriores em estudo de hipertexto chama-se “... E com quem andou”, sucedendo “Diga-me com quem andas...”, que trata da interdisciplinariedade aplicada à futura webcomunicação e dos exemplos de disciplinas paralelas já criadas, como a educomunicação e a comunicação para a saúde. Ressaltar de várias maneiras as diferenças inerentes à comunicação na web em relação às outras modalidades comunicacionais também é um valor de Cabral. Faz acreditar realmente na necessidade expressa de uma nova ciência. A seção “Olhe com quem está falando” também é interessante, pois enumera alguns grupos de trabalho que já tratam da webcomuncação (ou disciplinas com nomenclaturas afins) na própria web, possibilitando saber mais via sítios das organizações.

Vale, o artigo, para quem quer saber mais sobre o que se tem estudado em relação à grande rede nos últimos tempos. Também pode servir de entrada para quem deseja conhecer de maneira mais profunda a internet a partir da perspectiva das pesquisas em Comunicação.


800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.