Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 08h04min   <<


chamadas

Matéria 2667, publicada em 20/09/2006.


Bruna Alves e Letícia Caroline


A assinatura do contrato que formaliza a compra do jornal A Notícia pela RBS deve ser realizada nesta quinta-feira, 21 de setembro, mas a posse dos novos dirigentes, que também estava marcada para esta data, foi adiada para a próxima terça, dia 26. Desde o anúncio do negócio, em 24 de agosto, técnicos da empresa gaúcha fazem auditoria no AN. Porém, o processo atrasou.

Apesar do adiamento, o Sindicato de Jornalistas de Santa Catarina manteve o evento marcado para esta quinta-feira: um debate sobre a “Concentração da mídia em Santa Catarina”, às 19 horas, no anfiteatro do Bom Jesus/Ielusc.

Para refletir sobre esse episódio marcante na história da cidade, a Revi entrevistou 16 intelectuais joinvilenses. Desses, três preferiram não emitir opinião: o escritor Rodrigo Schwarz, o reitor da Univille, Paulo Ivo Koentopp, e o historiador Apolinário Ternes. Entre os outros, prevaleceu a crítica ao monopólio da informação. Alguns lamentaram, dizendo que um patrimônio da cidade se perdeu. Além disso, fazem questão de ressaltar que o negócio reflete a lógica de mercado – a tendência cada vez maior de formação de conglomerados.

Clique nos nomes abaixo para ver os depoimentos:
Afonso Imhof
Alexandre Carrasco
Alexandre Monich
Belini Meurer
Borges de Garuva
Ilanil Coelho
Joel Gehlen
Juarez Machado
Leandro Prates
Raquel S. Thiago
Silvestre Ferreira
Taiza Moraes
Walter Guerreiro

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.