Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 8555, publicada em 10/06/2009.


:Clarice Steil Siewert

Vinícius da Cunha é o ator em O livro de Marco

As aventuras de Marco sobem aos palcos

Bruno Isidoro



Das páginas da ficção para os palcos: a adaptação de O Livro de Marco para o teatro – projeto do diretor do Ensino Fundamental do Bom Jesus/Ielusc, Samuel Kühn – foi contemplado no Edital de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Joinville (FCJ). Apesar da assinatura individual de Kühn na inscrição, o trabalho é esforço do grupo do qual faz parte, a Cia. Rústico Teatral. Os R$ 15 mil oferecidos ao projeto serão destinados à montagem da peça, que terá em torno de 50 minutos.

A ideia de adaptar o livro do escritor Flávio Carneiro surgiu no projeto Literatura com Sabor – gosto pela literatura. O trabalho começou em 2007 e, ao levar as histórias dos livros para o teatro, tem o objetivo de incentivar a leitura. “Contamos uma parte da história, o que faz os alunos irem atrás do livro para saberem o final”, lembrou Samuel. A primeira experiência foi com uma das três aventuras escritas em O Livro de Marco. Trabalhando com ela, Kühn se apaixonou pela literatura do escritor carioca e decidiu apresentar o livro integralmente. Por uma questão de linguística, a peça será recomendada para maiores de 12 anos. “Será difícil crianças mais novas entenderem a história devido à linguagem”, ressaltou. A primeira apresentação está marcada para o mês de novembro, na Cidadela Cultural Antarctica.

Segundo o diretor, a adaptação do livro tem grande relevância social, por isso sentiu necessidade de abri-lo para um público maior. “Ele trabalha com literatura e pode despertar a vontade pela leitura”, explicou. Kühn ainda destaca a qualidade da obra de Flávio Carneiro, que já foi finalista no Prêmio Jabuti, o maior e mais respeitado prêmio da literatura brasileira. “Dar acesso aos cidadãos a esses trabalhos é muito importante”, destacou. O ator, diretor e professor explica que as histórias do livro são comuns no cotidiano: envolvem relações amorosas e podem trazer o amadurecimento das pessoas nesse campo.

A peça contará apenas com um ator em cena: Vinícius da Cunha, que já divide os palcos com Alex Maciel em Histórias de Malasartes, outra montagem nascida do projeto Literatura com Sabor. Para o diretor, esses trabalhos fortalecem o teatro joinvilense, que já é referência em todo o estado. “Temos um movimento organizado. Todo o mundo faz de tudo para ir pra frente”, disse.

Mais dois projetos teatrais do diretor foram analisados no Mecenato, mas o resultado dessa categoria ainda não foi divulgado. Desde que o Edital de Incentivo à Cultura existe, Samuel Kühn tem seus trabalhos selecionados pelos avaliadores para receber o auxílio financeiro.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.