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Matéria 7216, publicada em 09/10/2008.


:Priscila Carvalho

Palestra sobre riscos estourou o tempo

Crise americana é tema transversal no último dia do evento

Priscila Carvalho


No terceiro e último dia do Maximídia SAT 2008, o período da manhã teve a palestra de Amy Fuller, do grupo Mastercard. Amy falou a respeito da campanha “Não tem preço”, que passa em 110 países. O moderador foi Cláudio Ferreira, do Grupo Abril. A campanha é apontada, em pesquisas, como uma das mais lembradas pelos consumidores devido à ampla divulgação nos meios de comunicação, conforme a programação do evento.

A segunda palestra trouxe a discussão do atual cenário da mercado publicitário, seja nacional ou internacional, com diversas visões sobre negócios e publicidade. “Indústria da comunicação – oportunidades e riscos” tinha término previsto para as 15h30. Segundo Juliana Bonfante, professora do Bom Jesus/Ielusc, os debatedores acabaram se alongando no tema, por discutirem os méritos de suas agências e a crise americana. Nem todos estavam dispostos a refletir como o mercado publicitário pode ser afetado. Dalton Pastore, da Abap, Fábio Fernandes, da agência F/Nazca S&S, Luiz Lara, da Lew´LaraTBWA, e Nizan Guanaes, do Grupo Abc, foram os debatedores. A moderação ficou por conta de Marcelo Salles Gomes, do Grupo M&M.

A última palestra do evento discute os possíveis rumos da parceria entre Brasil, Rússia, China e Índia, e vai até às 18h. O palestrante é Stephan Kanitz, da agência Kanitz, e a moderadora, Regina Augusto, do Grupo M&M. De acordo com a assessoria do evento, o movimento foi irregular durante os três dias, em virtude de muitos participantes chegarem atrasados ou saírem no meio das palestras. A previsão era de que participassem mais de 60 pessoas por palestra, mas a média foi de 15.

Balanço prévio

Bolsista da AEP e estudante do 3° ano de Publicidade e Propaganda do Bom Jesus/Ielusc, Talita Sizenando declara: “Todo o aluno de PP deveria participar do evento, se tivesse oportunidade. Agrega bastante e motiva a pensar na situação atual do mercado”. Segundo Talita, apenas quatro estudantes de PP participaram ativamente. "Infelizmente", reforça Juliana, "poucos alunos de publicidade vieram”. E vai além: “Até alunos de jornalismo deveriam participar”. Parafraseando uma das argüições do debatedor de hoje, Nizan Guanaes, a professora afirma que o evento ficou muito “americanóide”, por trazerem muitos palestrantes dos Estados Unidos.

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