Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 0512, publicada em 04/11/2003.


Carta de uma professora

CS

Joinville, 16 de outubro de 2003

Objetivo: Alfabetizar é promover o desenvolvimento pessoal, familiar e comunitário dos povos.

Com a alfabetização de jovens e adultos, o Brasil será grandemente beneficiado. O CEJA, em Joinville, está de portas abertas para todos quantos desejarem aprender e ensinar.

Ao acontecer a alfabetização, percebe-se que tudo vai se inovando na vida do alfabetizando: a maneira de pensar, de olhar, de ouvir, de falar, suas atitudes vão tornando-se mais equilibradas, mais no prumo, mais iluminadas. As dificuldades vão sendo resolvidas com mais sabedoria, clareza e felicidade. A convivência com os colegas, as leituras, os gostos, as descobertas, as qualidades, o poder de ensinar e aprender, o ouvir e ser ouvido, renova a auto-estima do educando. É como uma luz, que se fortaleceu, iluminando a escuridão da ingenuidade, do medo. Da insegurança, da falta de opinião, da falta de decisão, e da falta de razão. Tudo era impossível, escuro, fechado.

E, ao acontecer a alfabetização, tudo vai se tornando mais verdadeiro, mais livre para solucionar as dificuldades, os problemas que se enraizaram em volta de seu mundo, na sua vida pessoal, familiar, no trabalho, na saúde, na espiritualidade, na sociedade. A pessoa vai se amando e se valorizando mais.

Para acontecer tudo isso, é preciso ganhar sua simpatia, tratá-lo com amabilidade e respeito, porque o adulto analfabeto teme o ridículo e o fracasso. É necessário passar confiança e entusiasmo, elogiando e fazendo com que ele se sinta feliz. Tudo isso se faz com paciência, amor e com a misericórdia de Deus.

Professora Celi Maria Ferronato Rocha da Silva

Escola de Ensino Básico Gustavo Augusto Gozaga.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.