Quase um ano após a consumação da venda de A Notícia para o grupo gaúcho RBS, o Observatório da Imprensa publicou nesta terça-feira, 28 de agosto, o primeiro relato detalhado sobre o negócio. Trata-se de uma reportagem feita pelo professor do Bom Jesus/Ielusc Jacques Mick, iniciada em outubro de 2006, logo após a confirmação da venda. A reportagem, intitulada “RBS expande seus domínios”, é publicada agora por conter um dado novo: os números recolhidos pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação) mostram que, desde o início da era RBS, o volume de assinaturas de A Notícia está em queda. A reportagem foi oferecida para as revistas Imprensa, Caros Amigos e Carta Capital, mas nenhuma delas bancou a publicação.
Em sua reportagem, Jacques aborda os bastidores da disputa travada entre os novos concorrentes do mercado (Nelson Sirotsky, presidente da RBS, e Marcello Petrelli, diretor-superintendente da Rede SC, afiliada ao SBT). Jacques fala sobre como a negociação já avançada entre Petrelli e Moacir Thomazi, ex-proprietário de A Notícia, acabou não se convertendo em venda por causa da intervenção da RBS, que fez uma oferta mais tentadora. O professor do Ielusc também disseca, passo a passo, as reuniões entre os membros de cúpula dos veículos, com detalhes minuciosos, como o conteúdo das conversas e a marca da champanha estourada como comemoração do negócio que veio a ser desfeito, além das cifras envolvidas no contrato. Vale a leitura como forma de saber com mais clareza o que aconteceu durante o segundo semestre de 2006, e como a RBS tornou-se detentora de todos os diários com mais de 10 mil exemplares de tiragem em Santa Catarina. Para ler a reportagem, clique no título abaixo.
"RBS expande seus domínios", por Jacques Mick