Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 12h04min   <<


chamadas

Matéria 4435, publicada em 04/06/2007.


Curso de turismo se destaca no Enade

Roelton Maciel


Em todos os quesitos avaliados no Enade, os concluintes do curso de turismo do Ielusc alcançaram desempenho superior à média nacional. Na comparação geral com outras instituições do Brasil, os acadêmicos ielusqueanos obtiveram vantagem de 5,5 pontos percentuais (54,7% contra 49,2%). Os números refletem a superioridade nas avaliações de formação geral – de questões mais abrangentes – e de componente específico, com perguntadas direcionadas aos conhecimentos tratados no curso.

O questionário aplicado aos estudantes também revela maior inclinação aos estudos por parte dos acadêmicos de turismo do que seus colegas de comunicação social. Segundo as estatísticas do Enade, no Ielusc 56,3% dos alunos do curso afirmaram dedicar ao menos uma hora semanal aos estudos, enquanto no resto do país a média foi de 47,6%. Na estatística interna, apenas 35,75% dos estudantes de jornalismo e publicidade e propaganda da instituição luterana responderam a questão de forma positiva.

Os planos de ensino propostos nas disciplinas do curso de turismo também foram bem avaliados pelos alunos matriculados. Nas faculdades do país, 53,9% dos acadêmicos de turismo se mostraram satisfeitos com as ementas, enquanto no Ielusc 78,1% aprovam o conteúdo trabalhados nas aulas.

Fórmula do sucesso

De acordo com Maria Ivonete Peixer, coordenadora do curso de turismo, o bom desempenho dos alunos no Enade é resultado de debates abertos com docentes qualificados. “Nossos professores têm perfil acadêmico, mas estão próximos do ambiente profissional”, ressalta. Segundo a coordenadora, o curso forma acadêmicos mesclando conhecimentos técnicos e práticos, o que contribui na inserção dos acadêmicos ao mercado de trabalho, sem prejudicar a formação pessoal. “O curso não é só uma ferramenta, formamos a pessoa para a sociedade”, conclui.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.