Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 10h04min   <<


chamadas

Matéria 4046, publicada em 04/04/2007.


Artigos devem seguir nova linha de pesquisa do Necom

Clayton Felipe


Mal foi lançada a Rastros nº 7 e o Núcleo de Estudos em Comunicação (Necom) já iniciou os trabalhos de produção da oitava edição. O primeiro passo foi abrir o edital no qual se especifica o tipo de material que a revista pretende publicar – artigos e pesquisas sobre comunicação, linguagem e cultura, que é a nova linha de pesquisa do núcleo.

O lançamento da Rastros nº 8 está previsto para outubro de 2007. Os textos serão aceitos até 25 de maio. Com os trabalhos em mãos, os editores da revista (e coordenadores do Necom), Silnei Soares e Juciano Lacerda, mandam os textos ao conselho editorial, formado por doutores em comunicação de universidades nacionais e internacionais. Cada texto é lido por, pelo menos, dois pareceristas, que podem aprová-los, rejeitá-los ou sugerir alterações.

No edital encontram-se as normas referentes ao formato dos artigos. Tipo e tamanho de fonte, espaçamento, margem, quantidade de páginas, disposição de figuras, referências bibliográficas são padronizadas. Ainda, para ter seu texto publicado na Rastros, o autor deve mandar algo relacionado à linha de pesquisa do Necom, agora unificada: “A linha fundamenta-se na investigação teórico-metodológica dos processos de produção, circulação e consumo dos modos de comunicação, midiáticos e não-midiáticos, em suas articulações complexas com a cultura contemporânea, da qual, simultaneamente, fazem parte. Ao analisar os fenômenos comunicacionais da cultura em suas distintas formas de manifestação simbólica, a linha de pesquisa visa à interpretação de seus aspectos estético-expressivos, ético-políticos e lógico-sistemáticos.”

Em 2006 a Rastros manteve o conceito Qualis A Local pela Capes. O pesquisador que quiser colaborar com a revista deve enviar o seu artigo em formato doc (Microsoft Word) ou RTF para revistarastros@gmail.com. A lembrar que ter um texto publicado em revista científica pesa no currículo. Estudantes também podem mandar seus trabalhos, que deverão ser publicados (se aprovados) na seção Iniciação Científica.


800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.