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Matéria 2502, publicada em 25/08/2006.


Primeira edição do AN circulou em 24 de fevereiro de 1923

Bruna Alves

A incorporação do jornal A Notícia ao Grupo RBS insere mais uma etapa marcante na história do diário de 83 anos. A trajetória do veículo pode ser dividida em três fases.

Fundado pelo paranaense Aurino Soares, o AN tem sua primeira edição publicada em 24 de fevereiro de 1923. A primeira opção de Aurino era por Florianópolis, mas a capital já dispunha de outras publicações. Joinville, na época com apenas 20 mil habitantes, contava com o prestigiado jornal “Kolonie-Zeitung”, criado em 1862 por Ottokar Doerffel.

Aurino Soares estabeleceu amizade com pessoas influentes do município e, em pouco tempo, conseguiu firmar um acordo com a tipografia Koch. Diferentemente do concorrente, que era publicado em alemão, o novo impresso tinha as quatro páginas escritas na língua portuguesa.

Em maio de 1926 o jornal passa por sua primeira reforma gráfica e publica textos assinados por Assis Chateaubriand, Rui Barbosa e artigos de jornalistas argentinos. O AN passa a ser diário a partir de 1930. Inovações tecnológicas também são incorporadas, como o primeiro linotipo do Estado e uma rotativa que imprimia 32 páginas de uma única vez. A última permaneceu no jornal até a morte de seu fundador, em 17 de dezembro de 1944.

Nesse ano, Antônio Ramos Alvim, empresário do setor madeireiro, e Aderbal Ramos da Silva, político, assumem a empresa. Após 18 meses de paralisação, o jornal volta às bancas em 14 de maio de 1946, mas com cunho político-partidário. O período entre 1947 e 1956 é de grande dificuldade para a publicação e, mais uma vez, o veículo troca de dono. Um grupo de 150 acionistas assume o periódico, entre eles, Wittich Freitag, Baltasar Buschle e Helmutt Fallgatter. Pouco depois, Fallgatter assume o controle

Em agosto de 1978, Moacir Thomazi, casado com a herdeira de Fallgatter, é eleito diretor-presidente. Sob o comando dele, o AN ganha nova sede e projetos editoriais até hoje bem sucedidos. O processo de modernização e expansão teve seu auge na década de 90. São criados cadernos regionais como AN Capital, AN Jaraguá e AN Cidade. Em 1995, computadores Macintosh são instalados na redação, o que permite integração entre as editorias e o trabalho online com as principais sucursais. Os investimentos de mais de R$ 6 milhões possibilitam a impressão de cadernos com até 32 páginas, sendo oito em cores.

Ganhador de duas edições do Prêmio Esso de Jornalismo – Regional Sul (1988 e 1989) e eleito veículo do ano em Santa Catarina em três ocasiões, o jornal A Notícia tem tiragem superior a 30 mil exemplares diários.

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