Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 22h04min   <<


chamadas

Matéria 2493, publicada em 25/08/2006.


Dois maiores do estado são da mesma empresa

Tiago Luis Pereira

Com a compra do jornal A Notícia, a família Sirotsky consolida seu domínio na mídia impressa catarinense. A partir de setembro, serão quatro os veículos de propriedade do grupo que circularão no estado: Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina, A Notícia e Hora de Santa Catarina.

Joinville era o último grande mercado de Santa Catrina onde nenhum jornal do grupo havia entrado com força, a despeito de iniciativas como a criação de um caderno voltado especificamente para a região norte, encartado no Diário Catarinense (o extinto DC Norte). Apesar de ser o mais lido do estado, o DC, com seus 400 mil leitores (segundo o site oficial), nunca teve expressão na região norte, onde quem domina mesmo é o A Notícia. Na hipótese de os dois veículos manterem suas tiragens atuais, a soma diária chegaria a mais de 70 mil exemplares. Além disso, a partir da próxima segunda-feira começa a circular na Grande Florianópolis o Hora de Santa Catarina, também do grupo RBS, que alcançará nove municípios, totalizando cerca de 800 mil habitantes.

Assim, o grupo estende também ao estado vizinho uma hegemonia que já é clara no Rio Grande do Sul. Lá, a RBS tem dois dos seus veículos figurando na relação dos dez maiores do Brasil, segundo a ANJ (Associação Nacional dos Jornais). Zero Hora, com e Diário Gaúcho ocupam, respectivamente, o quinto e o sétimo lugar na lista, com tiragem média ultrapassando 330 mil exemplares diários em 2005.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.