Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 30 de novembro de 2021 - 06h11min   <<


chamadas

Matéria 2404, publicada em 01/08/2006.


Entre os trabalhos, 4 são de publicidade e 7 de jornalismo

Bruna Nicolao

Depois de últimos ansiosos momentos da etapa de monografia, os acadêmicos vão às bancas examinadoras. O curso de comunicação do Ielusc já tem as datas dos 11 trabalhos finais para serem apresentados. De 8 a 19 de agosto, quatro alunos de publicidade e propaganda e sete de jornalismo que passaram pela última disciplina do curso, Monografia II, terão a chance de defender sua proposta e colocá-la em discussão, já que as apresentações são abertas ao público.

Alguns temas instigam a curiosidade. Ao contrário de “títulos relatórios e técnicos”, como define o professor Luis Felipe Soares, a estudante de jornalismo Betina Weber traz o diferente e o poético com o título “Morri”. “Tudo começou com uma inquietude minha dentro da redação”, conta a estudante. Betina discute as questões: Por que fotógrafos e repórteres se interessam em cobrir notícias relacionadas à morte? Por que esse espanto e curiosidade geral em acidentes e imagens que envolvam cadáveres?

Assim como há temas mais antropológicos, há os mais técnicos. A abordagem dos assuntos está diversificada, e segundo Luis Felipe os trabalhos se qualificam quando o número de exigências também aumenta. Se a exigência aumenta, a ansiedade toma conta. “E isso é um bom sinal”, conta o professor. Luis Felipe orienta três monografias, e na visão de orientador ele diz: “Ansiedade mostra que eles estão valorizando o trabalho. Disfarçá-la só atrapalha. Tem que aproveitar e aceitar”. O professor de publicidade Pedro Ramirez explica que a banca dá oportunidade para discutir e debater o trabalho e que “não é um bicho-de-sete-cabeças”.

Falta pouco

No mês de julho, dez estudantes de publicidade e propaganda já apresentaram suas monografias. Para este mês de agosto restaram apenas quatro. Dos matriculados em Monografia II no primeiro semestre, um de publicidade e dois alunos de jornalismo não irão para a banca.

Para o próximo semestre, 35 de publicidade estão matriculados para a disciplina de Monografia II. Do curso de jornalismo são 30. Apenas 15 estão fazendo a disciplina pela primeira vez. O restante, ainda da antiga grade, está repetindo. Cinco desse grupo estão há quatro anos dependendo apenas da monografia para se formar. São os alunos de 1998, da primeira turma de jornalismo. Em publicidade, 21 são pioneiros em monografia e 11 repetem a matéria.

Confira aqui a relação completa das bancas. (Arquivo no formato PDF. É necessário ter o programa Acrobat Reader. Para baixá-lo, clique aqui).

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.