Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 06h04min   <<


chamadas

Matéria 9235, publicada em 03/12/2009.


Em vídeo: Verão com calor e pouca chuva



A menos de um mês para a chegada da estação mais quente do ano, as pessoas já fazem planos para as viagens de férias para o litoral à procura de sol e mar ou para o sossego e a tranquilidade das pousadas e hotéis-fazenda no interior. O verão é tempo de relaxar e de curtir paisagens ao ar livre mas, para isso, o tempo bom é indispensável. Aos viajantes, a boa notícia é que, de acordo com a meteorologia, calor não vai faltar nesse período.

Em entrevista à reporter Emanoele Girardi, o coordenador da estação meteorológica da Univille Alessandro Barbosa explica que Santa Catarina terá altas temperaturas até o fim de janeiro em função do fenômeno El Niño. No vídeo, Barbosa alerta para a possibilidade de enchentes e tornados sazonais – ainda que intensos – e reforça a necessidade de proteger a pele da exposição ao sol em virtude dos altos índices de radiação ultravioleta verificados na região.

Segundo as previsões do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram-Epagri), o comportamento climático dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro será de bastante calor, com chuvas fortes em forma de pancadas apenas no mês de dezembro por conta do distanciamento da primavera, que ainda deixa algumas frentes frias. Ao que tudo indica, os meses de janeiro e fevereiro quase não terão chuvas, salvo pelas já conhecidas pancadas no final de tarde, frequentes em decorrência do calor.

A maior preocupação é a ocorrência do fenômeno global El Niño, que já apresenta temperaturas acima da média, traçando um panorama climático de desequilíbrio. O fenômeno atinge as águas do Pacífico equatorial, elevando a temperatura e desencadeando um ciclo que acaba por afetar o clima em toda a América do Sul, provocando chuvas intensas. Porém, o fenômeno é considerado de fraca intensidade até o momento e deverá atingir a costa com intensidade moderada apenas no início de 2010. Como o El Niño não influencia significativamente o clima do Sul do Brasil na primavera ou no verão, as férias serão de temperaturas acima da média e mesmo as ocorrências mais preocupantes de chuva serão isoladas.

As dicas do Ciram para o verão ser aproveitado sem maiores problemas são os cuidados com a exposição ao sol – pois ele será bastante intenso nessa temporada – e o abastecimento de água, principalmente na agricultura, pois não há previsões de grandes chuvas para esse período.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.