Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 12 de outubro de 2024 - 13h10min   <<


chamadas

Matéria 9196, publicada em 24/11/2009.


:Divulgação/Jenifer Leu

Joinville elegeu 25 delegados para o encontro estadual

Santa Catarina realiza 2ª Conferência Estadual de Cultura



O circuito de cultura e artes de Santa Catarina volta suas atenções para Florianópolis no dia 25 de novembro, durante a realização da 2ª Conferência Estadual de Cultura. Ao longo da quarta-feira produtores, artistas, pesquisadores, estudantes e representantes do poder público de diversos municípios estarão reunidos na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), no Itacorubi, para discutir propostas e apresentar diretrizes para as políticas de estado relacionadas à arte, ao folclore, à memória e aos bens culturais.

A Conferência Estadual de Cultura é resultado direto das conferências municipais e intermunicipais realizadas em boa parte de Santa Catarina que, a exemplo de outros estados, vem promovendo este tipo de encontros deliberativos e propositivos como preparação para a Conferência Nacional de Cultura, marcada para acontecer entre os dias 11 e 14 de março de 2010, em Brasília. Em Joinville, a 2ª Conferência Municipal de Cultura mobilizou mais de 600 pessoas entre os dias 23 e 25 de outubro e referendou a uma lista com 25 delegados que representarão a cidade no encontro de Florianópolis: 16 nomes indicados pela sociedade civil – eleitos nas pré-conferências setoriais e na própria conferência municipal – e nove delegados da área governamental, representando o poder público.

Todos os municípios brasileiros tiveram até o dia 31 de outubro para promover suas conferências de cultura e apontarem delegados que participariam das conferências estaduais. Em Santa Catarina, além de Joinville, realizaram conferência nos últimos dois meses as cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Campo Alegre, Concórdia, Florianópolis, Gaspar, Indaial, Jaraguá do Sul, Mondaí, Navegantes, São Bento do Sul, Salto Veloso e Seara. Houve, além disso, várias conferências intermunicipais reunindo cidades da mesma região, a exemplo do que aconteceu em Santo Amaro da Imperatriz, Rio do Oeste, Tijucas, Taió, Ibirama e São Joaquim. A colaboração entre municípios vizinhos elevou para 189 o número de cidades catarinenses que se envolveram oficialmente com a escolha de delegados e a discussão e a apresentação de propostas para a cultura.

A promoção da conferência é ainda uma experiência sem muita tradição no estado, motivo pelo qual muitas cidades não se organizaram o suficiente para realizá-la, enquanto outras realizaram-na em conjunto com municípios vizinhos ou mesmo substituíram-na por um seminário com profissionais ou gestores da cultura. Mesmo que não tenham apontado delegados, as cidades que não promoveram suas conferências deverão estar presentes no encontro estadual através da figura de um representante, geralmente alguém relacionado à respectiva secretaria municipal de cultura.

Programação

A 2ª Conferência Estadual de Cultura tem início às 8 horas, com o credenciamento obrigatório dos delegados, convidados e observadores. A partir das 9h30, precedida por uma solenidade oficial, acontece a palestra de abertura, intitulada a partir do lema da conferência: “Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento”. A primeira sessão de trabalhos em grupo orientados por eixos tem início às 10h30 e se estende até as 12h30, quando está programado um intervalo.

O eixo 1 – Produção simbólica e diversidade cultural – terá como moderador Leone Silva, facilitador do Ministério da Cultura. O eixo 2 – Cultura, cidade e cidadania – terá a moderação de Rafael Pereira de Oliveira, enquanto o eixo 3 – Cultura e desenvolvimento sustentável – será mediado por Maria Teresa Collares. Armando Appel é o moderador designado para o eixo 4 – Cultura e economia criativa – enquanto o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira, será o moderador do eixo 5 – Gestão e institucionalidade da cultura.

Às 13h30 acontece o lançamento do edital do programa Cine Mais Cultura, iniciativa nacional que deverá contemplar 150 cidades com até 20 mil habitantes com a instalação de cinemas não-comerciais. Os trabalhos dos eixos, em grupos, serão retomados às 14 horas e se estendem por mais duas horas, quando terá início a plenária final. A partir das 16 horas, todos os participantes reunidos nessa plenária farão a validação das propostas encaminhadas pelos grupos de trabalho e elegerão os delegados que representarão os interesses de Santa Catarina na 2ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.