Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 04h04min   <<


chamadas

Matéria 9061, publicada em 21/10/2009.


:Jéssica Michels

Reuniões temáticas propuseram diretrizes para a conferência

Conferência Municipal debate a arte e a cultura locais



Produtores artísticos, pesquisadores, estudantes, empresários, público amante da arte e artistas das mais variadas linguagens reúnem-se na sexta-feira (23 de outubro) para a 2ª Conferência Municipal de Cultura (CMC) de Joinville. O evento organizado pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ) ocupará as dependências do Centreventos Cau Hansen e tem o objetivo de debater proposições, diretrizes e ações para o Plano Municipal de Cultura, uma das etapas necessárias ao processo de construção do Sistema Nacional de Cultura. A conferência inicia às 18 horas com a apresentação de brincadeiras do Boi de Mamão pelo Grupo Folclórico Joinvilense, seguidas pela abertura oficial e a palestra do assessor especial do Ministério da Cultura Fred Maia Barbosa. Os grupos de trabalho que conduzirão os debates encontram-se apenas às 9h30 de sábado, organizados em cinco eixos temáticos previamente definidos que reúnem as propostas formuladas nas Pré-conferências de Cultura.

Mobilizando cerca de 500 pessoas, as pré-conferências foram realizadas entre 1º e 19 de outubro e foram organizadas a partir de 11 grupos temáticos que representam as diferentes áreas da produção artística e cultural em Joinville. Nesses encontros também foram eleitos os delegados que representarão Joinville na Conferência Estadual de Cultura, marcada para o dia 25 de novembro, em Florianópolis. O grupo temático de Comunicação e Cultura realizou sua pré-conferência entre os dias 16 e 17 de outubro, na Câmara de vereadores, durante a 1ª Conferência Municipal de Comunicação (Confecom) em Joinville. Todas as propostas apresentadas pelas pré-conferências serão discutidas, votadas e sistematizadas nos grupos de trabalho da CMC, delineando o Plano Municipal de Cultura.

Abordando o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a 2ª Conferência Nacional de Cultura é uma consequência das conferências municipais e estaduais e será realizada de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília. O encontro nacional visa a estimular a criação e o fortalecimento de redes de agentes e instituições culturais do país para dar prosseguimento, em caráter permanente, às discussões e articulações que já gerenciam a arte e a produção cultural.

A 2ª Conferência Municipal de Cultura – e, consequentemente, sua etapa nacional – é dividida em cinco eixos:
- Produção Simbólica e Diversidade Cultural, com foco na produção de arte, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação;
- Cultura, Cidade e Cidadania, com foco voltado às cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso aos bens culturais;
- Cultura e Desenvolvimento Sustentável, com foco na discussão da importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento;
- Cultura e Economia Criativa, que abordará a economia como estratégia de desenvolvimento e;
- Gestão e Institucionalidade da Cultura, visando ao fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.

Os municípios terão prazo até 31 de outubro para realizar suas conferências municipais ou intermunicipais, enquanto os estados têm até 15 de dezembro para promover suas conferências regionais. No dia 23 de outubro, além de Joinville, cidades como Itajaí e São Francisco do Sul também realizarão suas Conferências Municipais. Ao todo, serão 86 eventos preparatórios distribuídos pelo país entre etapas municipais, regionais e estaduais.

A programação completa e informações detalhadas sobre a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Joinville podem ser obtidas no blog mantido pelos organizadores.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.