Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 13h03min   <<


chamadas

Matéria 9109, publicada em 29/10/2009.


:Reprodução

12ª edição da revista dá atenção à cibercultura

Revista Rastros promove conferência

Jéssica Michels



A revista Rastros do curso de Comunicação Social chega à 12ª edição com uma novidade: a sessão dossiê temático, um espaço que reúne artigos sobre um mesmo tema. Para comemorar o lançamento, o Núcleo de Estudos em Comunicação (Necom) promove uma conferência sobre o tema "Cidade, imagem e memória" que será proferido pela professora doutora Cornélia Eckert, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), trabalhado na instituição entre os estudantes. A palestra acontece no dia 3 de novembro, às 19h30, no anfiteatro do Bom Jesus/Ielusc.

Além de inaugurar o dossiê temático com reflexões sobre a cibercultura, a Rastros também apresenta um novo projeto gráfico cujas alterações já vinham sendo feitas desde a edição anterior. A capa da revista número 11, por exemplo, trazia uma imagem que ressalta o tema urbano. Nesta 12ª edição, a apresentação visual da Rastros deverá destacar a antropologia urbana, a imagem e a cidade. “Nosso plano era trazer a Cornélia no primeiro semestre, por causa do tema urbano, mas por questões de agenda não foi possível. Ela disse que só conseguiria vir em novembro, então decidimos trazê-la neste momento”, explicou a professora-coordenadora do Necom, Maria Elisa Máximo. A professora Cornélia também apresentará o artigo escrito em parceria com Ana Luiza Carvalho da Rocha, publicado nesta edição da Rastros.

A conferencista Cornélia Eckert possui pós-doutorado no Laboratoire d'Anthropologie Visuelle et Sonore du Monde Contemporaine, na Université Paris, e é a coordenadora do Biev, um banco de imagens do Laboratório de Antropologia Social da Ufrgs. Também é coordenadora do Núcleo de Antropologia Visual (Navisual) e participa do Núcleo de Pesquisa em Estudos Contemporâneos (Nupecs) do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Ufrgs.

A participação na conferência é gratuita e aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas na coordenação do curso de Comunicação Social ou no local do evento. Para os alunos do curso, a frequência à palestra poderá ser validada como quatro horas complementares.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.