Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 14h04min   <<


chamadas

Matéria 8960, publicada em 06/10/2009.


:Francine T. Ribeiro

Fórum apresentou palestras e reuniões de grupos temáticos

Patrimônio e memória em debate no Ielusc

Francine T. Ribeiro



A segunda edição do Fórum de Políticas Públicas em Patrimônio, Museus e Espaços de Memória, realizado dia 5 de outubro no anfiteatro do Ielusc, contou com a presença de convidados e abriu espaço para debates e discussões que pretendem estabelecer novos conceitos e metodologias de trabalho para o Plano de Ação para as Cidades Históricas (PAC). Os debates estabelecidos no fórum levantaram questionamentos que irão abastecer a Conferência Municipal de Cultura nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no Centreventos Cau Hansen.

Participaram do evento os palestrantes Weber Sutti (coordenador Nacional do PAC) e as professoras doutoras Alícia Gonzales Castells e Janice Gonçalves, além do prefeito de Joinville, Carlito Merss e do presidente da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), Silvestre Ferreira. Pela manhã o fórum promoveu o debate com o tema “A promoção do Desenvolvimento Social a partir das Potencialidades do Patrimônio Cultural”, mediada pela professora Elisabete Tamanini, gerente de patrimônio da FCJ.

À tarde, os participantes se dividiram em grupos temáticos, que ao final dos trabalhos apresentaram objetivos e questionamentos sobre os temas abordados. Ana Paula Vieira de Vargas, assessora técnica do Centro Cultural Deutsche Schule (CCDS) explicou que o projeto realizado no Ielusc é apoiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Para a coordenadora de patrimônio cultural de Joinville e organizadora do evento, Maria Claudia Lorenzetti Corrêa, o grande avanço do fórum é a abertura e ampliação da discussão sobre patrimônio e a busca de um esclarecimento para a população.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.