Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 09h04min   <<


chamadas

Matéria 8948, publicada em 02/10/2009.


:Jéssica Michels

Em restauro, Centro Deutsche Schule é um dos promotores do evento

Fórum discute políticas para museus e patrimônio cultural



O Ielusc sedia, na segunda-feira (5 de outubro), a segunda edição do Fórum de Políticas Públicas em Patrimônio, Museus e Espaços de Memória, evento que reúne pesquisadores, professores, estudantes e gestores de instituições dedicadas a esta área da cultura. A programação é aberta à participação do público e se estende das 8 horas às 17h30 no anfiteatro da Unidade Centro.

O fórum é uma iniciativa conjunta da Fundação Cultural de Joinville e do Centro Cultural Deutsche Schule do Ielusc que se propõe a debater novos conceitos e metodologias de trabalho relacionados ao tema “Joinville e o Plano de Ação para as cidades históricas”. O evento tem o apoio do Ministério da Cultura e está articulado com as propostas estratégicas do Instituto Brasileiros de Museus e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Pela manhã, após o credenciamento, o fórum realiza a mesa-redonda “A promoção do Desenvolvimento Social a partir das Potencialidades do Patrimônio Cultural” com o arquiteto Weber Sutti (coordenador nacional do Plano de Ação para as Cidades Históricas) e as professoras doutoras Alícia Gonzales Castells (Ufsc) e Janice Gonçalves (Udesc). À tarde, os participantes reúnem-se em seis grupos de trabalho para discutir pontos específicos relacionados à arte, aos acervos históricos e documentais, ao patrimônio imaterial, arqueológico e paisagístico, entre outros temas. Compete a esses grupos definir estratégias para promoção do desenvolvimento social, focando a preservação e a valorização do patrimônio cultural em Joinville. Encerrados os encontros temáticos, os grupos apresentam em plenária geral, a partir das 16h45, os resultados das suas discussões.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.