Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 10h03min   <<


chamadas

Matéria 8879, publicada em 16/09/2009.


:Jéssica Michels

Estagiários serão treinados para produzir, editar e publicar vídeos na internet

TV web do Ielusc seleciona bolsistas



O curso de Comunicação Social do Bom Jesus/Ielusc está selecionando bolsistas para trabalhar na TV via web que será criada e mantida pela própria instituição. Os candidatos interessados em assumir uma das duas vagas oferecidas podem ser alunos de Jornalismo ou de Publicidade e Propaganda matriculados em qualquer fase do curso, já que receberão treinamento básico para captação, gravação, edição e veiculação de conteúdo audiovisual na rede tão logo assumam suas funções como estagiários.

As inscrições para a seleção dos dois bolsistas devem ser feitas na coordenação de Comunicação Social até a próxima segunda-feira (21 de setembro) e as provas se realizarão no dia seguinte, a partir das 15h30, no estúdio de TV do Ielusc. Os inscritos serão submetidos a entrevista individual onde, entre outras informações, deverão sugerir uma pauta jornalística ou um roteiro de vídeo institucional, de acordo com sua habilitação de origem. Além de disponibilidade de horário, autonomia e iniciativa, exige-se dos candidatos ao estágio que tenham conhecimentos básicos de Photoshop e experiência na publicação de vídeos no YouTube.

Os estudantes selecionados para trabalhar na TV web do Ielusc começarão seu estágio em outubro e receberão bolsa de 35% do valor da mensalidade, vale-transporte e férias proporcionais. Eles terão treinamento para todas as etapas da produção e veiculação de material audiovisual na internet desde a concepção do roteiro até a publicação, passando pela redação do script e pelos diversos processos de captação e edição de imagens. A expectativa da coordenação dos cursos de Comunicação Social é de que a TV web dê início às transmissões ainda em outubro, tão logo a nova equipe de estagiários conclua a fase de aprendizagem e adaptação.

Do cabo para a rede virtual

A ideia de criar um canal universitário no Ielusc não é nova e acompanha o curso de Comunicação Social desde a sua criação, em 1998. Coordenador do curso de Jornalismo, Sílvio Melatti explica que a proposta sempre esbarrou em obstáculos como a falta de recursos financeiros e a ausência de outras instituições capazes de sustentar esse projeto com o Ielusc. O desenvolvimento da internet e o incremento das possibilidades multimídia na rede verificados nos últimos anos, por outro lado, democratizaram a postagem de material audiovisual e baratearam significativamente os custos de produção e manutenção de uma programação de qualidade não mais via cabo, como se imaginava anteriormente, mas via rede.

A TV web do Ielusc, diz Melatti, terá início com uma pequena estrutura para a produção de material audiovisual não-factual, jornalístico ou não, cobrindo especialmente as áreas cultural, esportiva, acadêmica, científica e política da cidade – normalmente ignoradas pela mídia comercial. A veiculação desses programas será feita através de um canal especial do YouTube, em sintonia com a experiência de utilizar aquele portal de compartilhamento de vídeo já levada adiante por outras instituições públicas ou privadas. A criação da TV web do Ielusc vai exigir da instituição um investimento para a compra de câmeras de vídeo e computadores adicionais e já prepara a estrutura técnica dos laboratórios para a futura instalação de uma rádio web que também faz parte dos planos do curso de Comunicação Social.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.