Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 04h04min   <<


chamadas

Matéria 8837, publicada em 04/09/2009.


Entidades preparam conferência de comunicação

Emanoele Girardi

 

O que deveria ser de todos está nas mãos de poucos. A sociedade não escolhe o que assiste, ouve ou lê. Alguns donos de mídias manipulam suas informações de acordo com o próprio interesse. Não há políticas públicas nem fiscalização para o setor comunicacional no país. Para discutir o uso dos veículos de informação está sendo organizada a primeira Conferência Nacional de Comunicação.

A democratização no uso das mídias para melhor oferecer serviços à população é o principal objetivo da conferência. Nela, a participação é de 40% de membros da sociedade civil, 40% de empresários da área de comunicação e 20% de representantes do Estado (governo e Congresso Nacional).

Segundo a articuladora do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH/SC), Irma Kniess, os debates servem para fortalecer a democracia, a cidadania e a cultura brasileira.A Conferência vai ocorrer em todo o Brasil e vai definir políticas públicas para o setor no país.

Em Joinville não há data determinada para acontecer, mas na sexta-feira (4) o Fórum de Comunicação – um espaço em que diversas entidades da sociedade civil discorrem sobre o problema da comunicação – se reunirá para discutir e buscar os documentos necessários para a organização da conferência local. Para ela acontecer, é preciso que o prefeito de Joinville, Carlito Merss, assine decreto chamando a conferência. Isso deve acontecer nos próximos dias.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.