Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 22h04min   <<


chamadas

Matéria 8219, publicada em 23/04/2009.


:Divulgação

Motoclube Liberdade de Joinville participa da campanha

Campanha Vivo em duas rodas será lançada sábado

Marcus Vinícius Cavalheiro



Sábado (25 de abril) será lançada a campanha de prevenção de acidentes com motocicletas Vivo em duas rodas. O lançamento ocorrerá às 9 horas, na praça Hercílio Luz do Mercado Municipal. O projeto é promovido pela Prefeitura de Joinville, pela Secretaria da Saúde, pelo Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência e pelo Centro de Prevenção de Acidentes de Motocicleta (Cepam).

A agente social Rosana Barbosa, do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência, explica que a campanha funcionará em dois momentos. O primeiro acontece no lançamento, com a distribuição de folders, cartazes e a produção de outdoors que serão espalhados pela cidade. No segundo momento serão feitas palestras e seminários em centros comunitários, colégios, associações e igrejas. Segundo Rosana, no final do ano haverá ainda um concurso nas escolas municipais como parte do encerramento da campanha. O concurso ainda está sendo elaborado em reuniões com as gestões de educação do município e do estado.

O Motoclube Liberdade de Joinville é integrante do Cepam. Segundo seu presidente Francisco Rodrigo Miranda, o conhecimento no trânsito deve ser aprimorado como na educação, onde o estudante faz ensino médio, curso superior e pós-graduação. Para ele, as autoescolas não são suficientes pois o motociclista “aprende a andar em volta de cones e em superfícies lisas”. De acordo com Miranda, as motos apresentam “estilos diferentes”, o que faz necessário um conhecimento sobre a história do veículo que pode ser obtido na internet, em palestras e em motoclubes. As diferenças vão da altura da moto e suas cilindradas até dificuldades práticas como “saber cair da moto”, conteúdos que, na visão de Miranda, não são ensinados na autoescola. Para conscientizar a população, o motoclube participa de companhas como a Vivo em duas rodas com palestras sobre técnicas de pilotagem, primeiros socorros, estilos e diferenças entre as motos e prevenções no trânsito.

Matéria da Revi publicada em 3 de julho de 2008 pela estagiária Djulia Justen revela que 38% dos acidentes de trânsito de Joinville entre 2006 e 2007 envolveram motocicletas. Os dados foram retirados de uma pesquisa de conclusão de curso de estudantes de Fisioterapia da Univali, de Itajaí. O trabalho foi elaborado a partir de 3.348 acidentes atendidos pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Joinville, em 2008 houve em média 20 acidentes por dia relacionados com motocicletas. A assessoria da secretaria informa que 80% desses acidentes ocorreram em perímetro urbano e os outros 20% em rodovias da região. No início desse ano, a cada três horas, ocorreu um acidente com motocicletas segundo relatório produzido pelos Bombeiros Voluntários de Joinville e publicado no blog do jornal Gazeta de Joinville.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.