Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 22h04min   <<


chamadas

Matéria 7919, publicada em 20/02/2009.


FCJ quer colocar carnaval de Joinville no mapa

Luiza Martin


A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) não tem medido esforços para mostrar que Joinville tem carnaval. Há quatro anos a fundação retomou os desfiles de rua, mas a festa joinvilense ainda não ganhou destaque em Santa Catarina. Os organizadores se ressentem porque os festejos no município ainda não fazem parte do roteiro turístico divulgado pelo governo do Estado. Em 2009, carnavalescos do Rio de Janeiro passarão pela cidade durante as apresentações dos blocos e das escolas de samba, que acontecem entre os dias 20 e 21 de fevereiro no Mercado Municipal.

Cristovão Petry, gerente de difusão cultural e eventos da FCJ, afirma: “Não é dado destaque ao carnaval de Joinville”. A cidade ficou mais de uma década sem a típica festa de rua e, segundo ele, “já teve um carnaval muito forte”. A retomada da comemoração, para Cristóvão, se justifica porque entre os cidadãos que ficam no município durante a época da folia, “70% da população” querem a festa. Além da FCJ, o Ministério do Turismo, a prefeitura de Joinville e outras entidades apóiam a iniciativa e quase 200 mil reais foram arrecadados para os desfiles. Mesmo assim, “parece que para o governo do estado não tem carnaval aqui”, comentou Petry.

Charles Narloch era um dos diretores da FCJ em 2006, quando o carnaval de Joinville foi retomado tendo como prioridade fazer uma comemoração pública e gratuita. Por três anos ele se envolveu com a organização da folia e percebeu que um dos empecilhos “é a falta de entendimento da festa por parte dos órgãos públicos”. Em entrevista à Revi publicada em novembro de 2008, Narloch declarou que o governo municipal de Marco Tebaldi “não cedeu nem os cavaletes para o fechamento das ruas” — alegava-se que o projeto era de Rodrigo Bornholdt e não tinha a ver com a gestão municipal. Ano passado, 35 mil foliões compareceram a dois dias de festa, por isso Charles é outro a frisar: “Joinville tem carnaval, sim”.

A programação do primeiro dia (20) de folia em 2009 inclui a apresentação de Paulo e Banda, a eleição do Rei Momo e da Rainha, além de show com Marcelinho Moreira. A segunda etapa da festa vem recheada de atrações que se estendem das 16 horas de 21 de fevereiro às 3 horas da manhã do outro dia. Cristovão Petry acredita que o carnaval desse ano atrairá o mesmo número de foliões que estiveram presentes no do ano passado.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.