Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 18h03min   <<


chamadas

Matéria 7890, publicada em 16/02/2009.


Monografia analisa a política através da imprensa

Gleber Pieniz



A acadêmica de Jornalismo Mélani Marisa Schmidt defende nesta terça-feira, 17, a sua monografia intitulada “Nilson Bender, o 'sempre prefeito': sua trajetória política sob a perspectiva do jornal A Notícia”. A banca tem início às 17 horas na sala C-21 e é coordenada pela professora Valdete Niehues, orientadora dos trabalhos de pesquisa. Mélani será avaliada pelos professores Luis Fernando Assunção (Ielusc) e Ilanil Coelho (Univille).

Como deixa antever o título, a monografia é clara em seus objetivos: analisar e interpretar, através do enfoque editorial dado pelo jornal, a movimentação pelas esferas simbólicas e institucionais do poder do ex-prefeito de Joinville desde que chegou na cidade, em 1962.

Inspirado por pesquisadores como Leão Serva, Francisco Rüdiger, Tom Wolfe, Nelson Traquina, Antônio Fausto Neto, Zygmunt Bauman e Norberto Bobbio, o trabalho de Mélani lança um olhar sobre a construção midiática da figura pública e, em suas conclusões, é capaz de revelar não só as relações peculiares que tornaram Bender uma referência para as sucessivas administrações municipais, mas também as oscilações de posicionamento político do próprio jornal – ora favorável, ora antipático ao ex-prefeito – em seus esforços para manter o alinhamento com o governo estadual.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.