Com uma banca de Jornalismo e outra de Publicidade e Propaganda, o curso
de Comunicação Social do Bom Jesus/Ielusc abriu na quinta-feira (12) a temporada
de defesas de monografias de 2009. As discussões da noite renderam duas
aprovações e serviram de prévia para a semana de 2 a 6 de março, quando outras
14 monografias serão submetidas a avaliação nas duas habilitações.
Responsabilidade social
Na sala C-21, às 17 horas, com as
honras do orientador André Scalco e banca composta pelos professores Vinícios
Neves e Juliana Bonfante, a acadêmica de Publicidade e Propaganda Sthefania
Orlandi Vailati apresentou seu trabalho “Percepção dos consumidores frente à
responsabilidade social anunciada pelas empresas”. A pesquisa chamou atenção
para o fato de que os consumidores costumam perceber a preocupação e os esforços
sociais divulgados pelas empresas, mas continuam considerando o preço como
critério decisivo para a compra. Vinícios elogiou a correção formal e estrutural
do trabalho, mas criticou sua falta de ousadia. Na sua opinião, os conceitos e
as orientações teóricas dos autores citados foram utilizados sem muitos
questionamentos ou problematizações quando poderiam, ao contrário, ser
desconstruídos.
A avaliação de Juliana seguiu no mesmo tom: para a
professora, a pesquisa não revelou informações novas, embora o tema pudesse ser
melhor explorado. “Muitas empresas usam a responsabilidade social como uma
máscara e nesse aspecto a pesquisa poderia ter sido incisiva, polemizado mais”,
disse, ressaltando como pontos positivos a boa apresentação, o domínio do
assunto e a segurança da acadêmica na defesa do seu trabalho. A monografia de
Sthefania foi aprovada com nota 8,7.
Pesquisa científica e
filosofia
Apesar da banca formada por Silnei Soares e Álvaro
Larangeira considerar o texto de Everson Henning inconstante, a monografia do
acadêmico de Jornalismo foi aprovada com nota nove. “Falta o Everson filósofo
matar o Everson cientista”, disse Silnei, referindo-se à oscilação da pesquisa
intitulada “O silêncio barulhento da imagem: uma análise da percepção de leitura
do Observatório da Imprensa sobre fotografia”. A defesa teve início às 17 horas,
na sala C-22, e foi coordenada pelo professor Jacques Mick, orientador da
pesquisa.
Everson contou que o objetivo da monografia era analisar os
comentários dos leitores do Observatório da Imprensa em casos como o do “Dossiê
da mala de dinheiro”. O caráter filosófico do trabalho foi desenvolvido durante
a pesquisa, sob influência de autores como Roland Barthes, Vilém Flusser e
Friedrich Nietzsche, com o conceito do Eterno Retorno. O acadêmico acredita que
o resultado final foi prejudicado pela inconstância entre a filosofia e a
ciência: “Não ficou nem perto do que eu esperava”. Ele também não planejou
tornar a conclusão o maior dos capítulos, curiosidade apontada por
Álvaro.
A banca registrou falhas como a ausência das fotos discutidas na
monografia, mas recomendou a publicação do trabalho. Por isso, a pesquisa ainda
passará por correções antes de ser enviada à biblioteca. Everson pretende
continuar a pesquisa e considerou os apontamentos de Álvaro e Silnei
“enriquecedores”.
Semanas de defesas
A partir do dia 2 de março, nove
monografias de Jornalismo e cinco de Publicidade e Propaganda serão apresentadas
na já tradicional semana dedicada às defesas no curso de Comunicação Social.
Reforçando o caráter didático dessa semana, a noite de quinta, dia 5, será
dedicada a uma palestra com a doutora Cecília Peruzzo, professora do Programa de
Pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Outra
semana de monografias acontecerá entre os dias 23 e 27 de março com as bancas
das monografias remanescentes de 2008 entregues à coordenação até o dia 10 de
março.