A conjunção dos planetas Vênus e Júpiter com a Lua poderá ser observada nesta segunda-feira (1º de dezembro), olhando na direção sudoeste, com céu limpo. Em Joinville, o professor de física da Udesc José Fernando Fragalli, juntamente com um bolsista da instituição, levará um telescópio para a frente da prefeitura e deixará à disposição da população, que poderá observar o fenômeno e tirar dúvidas, a partir das 19 horas.
Quem não quer se locomover até o Centro, pode visualizar o alinhamento dos astros a olho nu, em casa mesmo. Júpiter, o maior planeta do sistema solar, é também o mais distante da Terra nessa conjunção e, por isso, irá parecer menor que Vênus. Segundo o professor Fragalli, o fenômeno ocorre com muita freqüência e não tem nada de extraordinário. Ele brinca que os físicos são “estraga-prazeres” e acham tudo normal, mas garante que, apesar da normalidade, o alinhamento dos astros é “algo bonito de se ver”.
Conforme o site do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o trio estará tão unido que, ao esticar o braço, as pessoas poderão ocultá-lo com o polegar.