Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 18h04min   <<


chamadas

Matéria 4190, publicada em 23/04/2007.


Telescópio possibilitará contemplação de três planetas

Cláudia Morriesen

Ao cruzar o pátio do Ielusc na próxima sexta-feira, 27 de abril, não estranhe se encontrar um grupo de curiosos observando o céu através de um telescópio. A partir das 18 horas, o aparelho da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc estará à disposição dos estudantes do Bom Jesus/Ielusc, de outras instituições e da comunidade para contemplação dos corpos celestes visíveis. A iniciativa é da Revi, em parceria com o professor José Fernando Fragalli, ministrante de física da Udesc.

O entardecer de sexta-feira permitirá a observação dos planetas Vênus e Saturno, além da Lua, que estará em fase crescente. Vênus estará a noroeste, entre as constelações Taurus e Auriga, e poderá ser vista apenas no início da noite (ver imagem 1). Já Saturno, mais próxima da Lua e rodeada pelos grupos estelares Leo, Cancer e Leo minor, estará visível a noite inteira. A partir das 21 horas, o planeta Júpiter aparecerá a su-sudeste, próximo a Libra e Lupus (ver imagem 2).

Pode parecer complicado, mas não se preocupe: o professor Fragalli estará presente para ajudar na exploração da abóbada celeste. O projeto de contemplação do sistema solar ocorre toda sexta-feira, no campus da Udesc, com um telescópio tipo Casseigran. Este instrumento possui um esquema óptico semelhante ao de uma luneta, podendo ampliar a capacidade de visão em até 300 vezes.

Para viajar

O mundo cibernético está cheio de opções para quem quer conhecer melhor a astronomia. A Revi selecionou alguns para os astrônomos amadores.

Observatório Nacional - Disponibiliza, entre outros, a reprodução do acervo de obras raras em sua biblioteca nacional, informa sobre as palestras e cursos no meio, além de manter um espaço para jogos, testes e experiências para crianças de todas as idades.

Revista Virtual - Revista Virtual do Observatório Nacional, traz em suas seções desde matérias sobre história da astronomia a críticas de filmes de ficção científica.

http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/astropix.html – Iniciativa da Nasa do projeto “Foto do Dia” — todos os dias uma imagem diferente do cosmos, com a explicação de um astrônomo. Em inglês.

http://www.zenite.nu - Traz mapas do céu, dicas de observação do firmamento e outras explicações para quem se interessa pelos mistérios do universo.

Telescópio nas Escolas - Notícia publicada no sítio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, fala de um projeto parecido com o feito pela Udesc. Com a observação remota os alunos podem observar os astros sem sair de dentro da sala de aula.

Conheça os astros

Conheça o telescópio

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.