Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 04h04min   <<


chamadas

Matéria 7630, publicada em 19/11/2008.


:Acervo do Centro Cultural

Imagem da Deutsche Schule dos anos 40, ainda sem as janelas no sótão

Coquetel celebra contrato de restauração da Deutsche Schule

Luiza Martin


O contrato de restauração da Deutsche Schule será assinado hoje, 19 de novembro, e comemorado com um coquetel. A empresa contratada é a Adobe Engenharia. A cerimônia iniciará às 19 horas, na sala A-16, que fica no segundo andar do prédio da Escola Alemã. Já o primeiro piso da construção abrigará a área de comes e bebes da noite. Estarão presentes na solenidade o diretor geral do Bom Jesus/Ielusc, Tito Lívio Lermen, o presidente da Associação Educacional Luterana, Vinícios Allage, e o presidente da Associação dos Ex-alunos, Norberto Rost. Empresários que apoiaram o projeto, por meio da Lei do Mecenato, presenciarão a assinatura do documento, assim como alunos, professores e funcionários do Bom Jesus/Ielusc.

Com o contrato já assinado, faltará pedir à prefeitura a emissão de um alvará, autorizando a restauração. O documento será entregue à Seinfra (Secretaria da Infra-estrutura) e, então, as obras terão um começo em “dez dias mais ou menos”, calcula Ana Paula Vieira Vargas, administradora do Centro Cultural Deutsche Schule. Ela guarda os documentos usados na requisição de recursos financeiros junto ao Ministério da Cultura e também cuida do acervo de imagens que acompanharam a documentação. Algumas das fotografias perderam sua referência no tempo: “É muito difícil ter a data precisa das fotos porque não foram registradas”.

A restauração começará pelos caibros do telhado. Segundo a arquiteta responsável, Maria Cláudia Lorenzetti, serão trocados aqueles corroídos por cupins. Várias características da construção original foram alteradas. As janelas do sótão não existiam — foram acrescentadas ao prédio, junto às paredes divisórias, na intenção de aumentar o número de salas da escola. Embora não componham o ambiente idêntico ao de 1866, ano em que a Deutsche Schule foi fundada, as aberturas, cômodos e outras alterações do prédio fazem parte da estrutura e serão mantidas na restauração.

Veja mais fotos antigas da Deutsche Schule

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.